Teresina • domingo, 21 de junho de 2026
Destaques

Irã suspende negociações com os EUA após ameaças de Trump

Por Redação 21 de junho de 2026 2 min de leitura
Presidente Trump - Foto: Elizabeth Frantz/Reuters

O Irã interrompeu neste domingo (21) as negociações com os Estados Unidos que estavam sendo realizadas na Suíça. As duas partes tinham um encontro presencial marcado para este domingo com o objetivo de concluir um memorando de paz. O vice-presidente dos EUA, JD Vance, liderava a delegação norte-americana, enquanto a comitiva iraniana era chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Seyyed Abbas Araghchi.

A decisão foi tomada após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou intensificar as ações militares no Oriente Médio caso o Hezbollah, aliado de Teerã, não interrompa suas atividades no Líbano.

Segundo a agência estatal Irna, a delegação iraniana deixou o local das tratativas. “A delegação da República Islâmica do Irã abandonou o local das negociações”, informou o veículo.

No sábado (20), o Comando Militar do Irã anunciou que voltaria a fechar o Estreito de Ormuz, importante corredor marítimo por onde transita cerca de 20% do petróleo comercializado mundialmente. A medida foi apresentada como resposta às ações militares de Israel contra integrantes do Hezbollah em território libanês.

Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que “o Irã deve impedir imediatamente que seus agentes bem pagos no Líbano causem problemas. Se não o fizerem, atacaremos o Irã com muita força novamente, assim como fizemos na semana passada, só que com mais força!!!”.

Com informações da Reuters

Below Media