26.8 C
Teresina
domingo, abril 20, 2025
Dengue
InícioCulturaO vibrante teatro do grupo Urutau

O vibrante teatro do grupo Urutau

Ontem à noite, 15/10, dia do professor, o Grupo de Teatro Urutau encenou em comemoração aos quatro anos de fundação a peça teatral ‘A Sereia do Pirapora’, baseada em uma das lendas do meu livro “Lendas da Cidade de Pedro II’.

 

Convidado que fui, compareci ao evento que se realizou no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral Angelina Mendes, na cidade de Pedro II, PI.

Havia um público considerável para esse tipo de espetáculo teatral. Muitos jovens presentes e familiares do elenco. Também se fez presente a atriz Bid Lima, madrinha do grupo. A abertura da noite foi feita pela banda ‘Vento Leste.’

O Urutau (que é o nome de uma ave) já havia apresentado A Sereia do irapora outras cinco vezes, uma delas durante o Festival de Inverno de Pedro II, no palco Músico Carlos Cordeiro. As outras vezes foram em escolas da cidade de Pedro II.

A apresentação do dia 15 próximo passado foi majestosa. O elenco estava ainda mais afinado com as falas na ponta da língua, seguindo à risca todas as marcações temporais e espaciais requeridas dos atores e atrizes.

A movimentação em cena esteve próxima à perfeição e em que pese a qualidade não muito boa da verberação do som do próprio auditório, não foi páreo para os meninos e meninas.

Os bailarinos e bailarinas que adentraram por três vezes em cena engrandeceram ainda mais o espetáculo com sua coreografia perfeita, assim como o figurino muito criativo e um véu azulado esvoaçante  simbolizando ora o vento, ora a água do Pirapora, trouxe ao espetáculo, insisto, uma densidade visual significativa.

Finalmente as canções performadas pelos personagens Sereia e Pássaro Encantado só encontraram concorrência com os personagens do pai de Helena (sereia) e da mãe ao procurá-la por anos…’alguém viu a Helena?’.

A bela adaptação do Marcos Silvertani trazendo a questão ecológica do Pirapora, como Parque Ecológico urbano vítima da poluição e do nosso descaso há anos, é o grande pano de fundo dessa peça teatral. 

Enfim, recomendo que assistam à “Sereia do Pirapora”, minha gente. Segue a ficha técnica da peça.

Elenco

Marcus Silvertani – diretor

Franklin de Oliveira Lima – Pai de Helena/Balé das águas

Carlos Henrique – Pássaro

Isael Sousa – Balé das águas

Leticia – Balé das águas

Maria Eduarda – Balé das águas

Didi- balé das águas

Haru- balé das águas

Vitória- mãe da Helena

Thays- Helena/Sereia

Nicole- balé das águas

Patrocínio: Armazém Paraíba, SIEC, Secretaria de Educação do Estado.

 

Ernâni Getirana (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. Membro criador do Coletivo P2, pertence às academias APLA, ALVAL e ao Instituto Histórico e Geográfico de Pedro II. É autor, dentre outros livros, de “Lendas da Sereia de Pedro II”. Escreve para este portal às quintas-feiras.

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI