O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, no último domingo (15), quatro transplantes renais que beneficiaram pessoas que aguardavam na fila de espera no Piauí. Quatro homens foram os receptores, com idades de 25, 29, 48 e 55 anos. Todos passam bem.
Os procedimentos somente foram possíveis porque na sexta-feira (13), o hospital realizou duas captações de múltiplos órgãos e tecidos, ambas autorizadas pelas famílias dos doadores.
Além dos rins, também foram captados as córneas, que irão beneficiar pessoas do próprio Estado, e os fígados, sendo que um foi enviado para Fortaleza, no Ceará, e o outro para a cidade de Recife, Pernambuco.
As ações aconteceram por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV e Centro Cirúrgico.
Setembro Verde
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), por meio da Central de Transplantes, está promovendo a XIX Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que ocorre durante todo o mês de setembro. Com o slogan “Deixe Acesa a Chama da Vida, Seja Doador de Órgãos e Tecidos”, a campanha visa conscientizar a população sobre a importância da doação, salvando vidas por meio de transplantes.
A campanha Setembro Verde reforça o compromisso do Piauí em promover a doação de órgãos e tecidos, incentivando a população a se tornar doadora e contribuir para salvar vidas.
Lourdes Veras, coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, destaca a relevância da campanha, enfatizando que a doação de órgãos é um ato de generosidade que pode transformar vidas. “Queremos sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação. Uma única pessoa pode salvar várias vidas, mantendo acesa a chama da vida em outros”, afirma.
Fonte: Ascom