36.8 C
Teresina
quarta-feira, novembro 6, 2024
Dengue
InícioDestaquesSTF cassa decisão que determinava bloqueios na Conta Única do Estado do...

STF cassa decisão que determinava bloqueios na Conta Única do Estado do Piauí

Usando como base uma jurisprudência vinculante já existente, a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE) obteve uma grande vitória no Supremo Tribunal Federal (STF) evitando prejuízo de milhões de reais ao erário e aos serviços públicos. A decisão da Suprema Corte teve como base reclamação constitucional ajuizada contra ações trabalhistas que penalizavam o Governo do Piauí e que poderiam provocar efeitos danosos ao Estado como, por exemplo, o bloqueio da conta única.

 

O STF acatou a reclamação 54211/PI e cassou decisões da 2ª Vara do Trabalho de Teresina, que determinavam bloqueios na conta única do Estado, para o pagamento de débito trabalhistas da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP). A decisão cassada contrariava o decidido nas ADPFs nº 387/PI, e 524/DF, no sentido da aplicabilidade do regime de precatórios às sociedades de economia mista prestadoras de serviço público próprio do Estado.

O ministro André Mendonça, relator do caso, reconheceu que a CMTP se enquadrava nesse quesito e ressaltou que a penhora vai contra jurisprudência já existente. “Decisões que determinam o bloqueio, penhora ou liberação de receitas públicas para satisfação de ações trabalhistas, violam o princípio da legalidade, o preceito da separação de poderes, o princípio da eficiência da Administração Pública e o princípio da continuidade dos serviços públicos”, informou Francisco Viana Filho, que atuou no processo.

O procurador enalteceu a decisão informando que o bloqueio constante de verbas públicas prejudica sobremaneira o planejamento orçamentário, tornando a atividade administrativa menos eficiente.

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI