O dia 19 de maio é marcado pelo Dia Mundial de Doação de Leite Materno e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), tem um motivo a mais para celebrar. Em 2024, o Posto de Coleta de Leite Materno do hospital comemora dois anos de funcionamento.
A criação do posto de coleta foi uma resposta à crescente demanda por leite materno na unidade neonatal, pois é essencial para a recuperação e o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos, especialmente aqueles em condições delicadas de saúde.
Para Wal França, diretora-geral do HEDA, os resultados alcançados devem ser comemorados e as mães doadoras, ovacionadas. “Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado pelo nosso posto de coleta. Continuaremos a incentivar a doação de leite materno, pois sabemos o quanto isso faz a diferença na vida dos nossos pequenos pacientes”, ressalta.
O leite materno fornece nutrientes vitais e fatores imunológicos cruciais para o desenvolvimento do sistema imunológico dos bebês, promovendo uma melhor evolução dentro das unidades neonatais.
E com a instalação do posto de coleta, o impacto positivo na saúde dos bebês nas unidades neonatais tem sido bastante significativo, garantindo que mais crianças tenham a oportunidade de crescer saudáveis e fortes.
Este é um passo importante na trajetória de cada hospital para ser reconhecido como um verdadeiro Amigo da Criança, comprometido com o bem-estar dos pequenos pacientes.
Selo Amigo da Criança
O HEDA se orgulha de possuir o selo Amigo da Criança, conferido pelo Ministério da Saúde por cumprir os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituído pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O leite coletado no posto é encaminhado para o Banco de Leite Materno da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, onde passa por uma análise de qualidade e pelo processo de pasteurização. Em seguida, é enviado de volta ao HEDA para ser distribuído aos recém-nascidos nas unidades neonatais.
Nos dois anos de funcionamento, o serviço já beneficiou 416 bebês e cadastrou 528 doadoras, com uma média de 22 doadoras por mês. Este trabalho tem sido fundamental para salvar vidas e conscientizar a população de Parnaíba e região sobre a importância do leite materno para os bebês.
Posto de coleta precisa de doações
Atualmente, o posto de coleta necessita de doações de leite materno devido ao baixo estoque. E as futuras doadoras podem se cadastrar e contribuir para essa causa nobre.
De acordo com Hellen Brito, enfermeira responsável pelo Posto de Coleta de Leite Materno, existem alguns critérios para as mulheres se tornarem doadoras.
“Primeiro, a mãe deve estar amamentando seu bebê, estar saudável, ter exames negativos para sífilis, HIV e hepatites, e não estar fazendo uso de medicações que interfiram na amamentação. Além disso, precisa ter o interesse em salvar vidas de bebês que nasceram prematuramente”, explica Hellen.
Interessadas em doar leite e ajudar a salvar a vida de vários bebês podem entrar em contato pelos números de WhatsApp: (86) 98851-2045 e (86) 99480-8385.
Sobre o HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.
Relacionamento com a Imprensa
Contato: (61) 9136-6886 (Kamilla Araújo) e (86) 99439-6309 (Camila Neto)
E-mail: [email protected]
Nos finais de semana, feriados e/ou período noturno, por gentileza, acionar via WhatsApp pelo número: (61) 99423-6753
Siga-nos no Instagram: @isac_os e @hedaparnaiba