O governador Rafael Fonteles (PT) entregou nesta quarta-feira (17) dez novas ambulâncias para hospitais da rede estadual do Piauí. A solenidade aconteceu no pátio da Secretaria da Saúde (Sesapi), no Centro Administrativo, na zona Sul de Teresina.
“As ambulâncias são de qualidade para o transporte adequado de pacientes quando precisarem sair de uma unidade de menor complexidade para uma de maior complexidade. Estas ambulâncias estão servindo aos hospitais estaduais. Aqui são 10, mas chegarão mais 17 ao longo do ano para garantir esse suporte necessário”, destaca.
O governador cobrou a execução do plano de expansão da média e alta complexidade da rede hospitalar do Piauí.
“O plano ousado que foi lançado no Palácio de Karnak da expansão da média e alta complexidade no Piauí, fortalecimento do apoio à atenção primária dos municípios qiue nós lançamos também no Palácio de Karnak. É um plano crível, realista, apesar de ser bastante ousado para aquilo que a gente estava acostumado a ver em termos de resolutividade da saúde no interior. Cabe a nós cumpri-lo. O governo tem se esforçado para obter os recursos nas mais vaiadas fontes”, pontua o gestor.
As ambulâncias são do tipo D, modelo de veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Elas contam com tanques de oxigênio, torniquetes, aparelhos de pressão, termômetro, oxímetro de pulso, estetoscópio, desfibrilador, glicosímetro, monitor multiparâmetro, ventilador / respirador, bomba de infusão e outros suprimentos de primeiros socorros.
Municípios contemplados
Vão receber ambulâncias o Hospital Getúlio Vargas (Teresina), Hospital Regional João Pacheco Cavalcante (Corrente), Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde (Uruçuí), Hospital Regional Eustáquio Portela (Valença), Hospital Regional Manoel de Sousa Santos (Bom Jesus), Hospital Regional Chagas Rodrigues (Piripiri), Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato), Hospital Regional Justino Luz (Picos), Hospital Francisco Ayres Cavalcante (Amarante) e Hospital Gerson Castelo Branco (Luzilândia).
Orlando Dias