A noite desta quarta-feira (14) foi especial para os 40 novos alunos da quinta turma do projeto EAD EJA Ensino Médio no Piauí. Reunidos no auditório do Polo Educacional no Sesc Marquês, em Teresina, a nova turma participou de aula inaugural numa cerimônia com a presença da coordenadora Regional de Educação do Sesc, Rosana Leal, da diretora do Centro Educacional de Teresina, Cristiane Marques, da coordenadora de EAD EJA, Renata Nunes e da diretora do Sesc Marquês Socorro Rodrigues.
A ex-aluna do Polo EAD EJA, Rosa Teles Sousa, aprovada em 2º lugar para Pedagogia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, também participou da solenidade.
A presença dos egressos que se destacaram nos estudos é um incentivo para os alunos, neste momento de retomada dos estudos.
Aluna da primeira turma do projeto no Piauí, Rosa Sousa já está matriculada na faculdade, na modalidade de ensino à distância.
Já são quase 80 alunos com idades entre 25 e 60 anos que participam do projeto de Educação do Sesc. O EAD EJA Ensino Médio está transformando a vida dos estudantes, como aconteceu com a dona de casa Rosa Teles de Oliveira e Sousa, 55 anos, aprovada em 2º lugar para Pedagogia na Universidade Estadual do Mato Grosso.
Novos polos de EAD EJA no Piauí
O Sesc abriu mais cinco polos de EAD EJA no Piauí. A partir de 2024 os centros educacionais do Sesc Ler em Guaribas, Acauã, Piripiri, São João do Piauí e São Raimundo Nonato passam a ter polos do projeto EAD EJA facilitando a continuidade dos estudos aos egressos do projeto Sesc Ler.
Significa um passo além para quem não teve oportunidade de estudar e agora busca concluir o ensino médio.
Segundo a coordenadora do Polo EAD EJA Ensino Médio, Renta Nunes, a maioria dos alunos matriculados no Polo pretendem concluir o ensino médio para conquistar melhores cargos no mercado de trabalho.
“São pessoas com idades entre 25 e 50 anos que não tiveram oportunidade de estudar no tempo devido e que agora buscam concluir o ensino médio”, enfatiza Renata.
O EAD EJA Ensino Médio é uma oportunidade para jovens e adultos cursarem o ensino médio e obter uma qualificação profissional em produção cultural. O curso tem duração de 18 meses com encontros presenciais semanais no Polo de apoio.