A Quarta-feira de Cinzas, celebrada este ano no dia 14 de fevereiro, marca o início da Quaresma no calendário litúrgico da Igreja. Chamados à conversão, neste período todos os cristãos são convidados a intensificarem a prática do jejum, da caridade e da oração mais intensa em preparação para celebração dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
É na Quarta-feira de Cinzas que os cristãos recebem a imposição das cinzas. Este rito penitencial, surgido da tradição bíblica e conservado na tradição litúrgica até os dias atuais, indica a condição do homem pecador que confessa a sua culpa diante de Deus e exprime assim a vontade de conversão interior, com a esperança de que o Senhor tenha misericórdia para com ele.
As cinzas utilizadas na celebração são obtidas a partir da queima dos ramos de oliveiras benzidos no Domingo de Ramos do ano anterior, e estende-se a todos os fiéis. O rito é realizado no final da pregação da celebração, recordando o texto bíblico extraído do Gênesis “não esqueças de que és pó e em pó te hás de tornar!”, indicando a frágil condição do homem diante do Senhor.
De acordo com o padre Francisco Ottaniel, administrador paroquial da Paróquia da Imaculada Conceição na Vila Bandeirantes, o momento também é propício para que os cristãos olhem mais para si e reflitam sobre aquilo que é necessário para alcançar uma maior maturidade espiritual.
“Durante este período podem surgir mais dificuldades e tentações, por isso, devemos buscar sempre a Deus com o coração aberto e disposição para enfrentar qualquer situação”, disse.
O sacerdote finaliza destacando a importância de os fiéis participarem da celebração na busca por uma maior aproximação da vida em Cristo.
“É importante que os fiéis participem da Santa Missa buscando escutar a Palavra de Deus para obter o alimento espiritual e a verdadeira conversão em Cristo”, reforçou.
No dia 14, paróquias da Arquidiocese de Teresina realizam missa de cinzas conforme horários específicos de cada comunidade. O Arcebispo Metropolitano, Dom Juarez Marques, celebra às 7h30 na Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro de Teresina.
Confira abaixo alguns horários nas Igrejas Matriz ou no site:
arquidiocesedeteresina.org.br/