O bispo Dom Edivalter Andrade toma posse na Diocese de Parnaíba (PI) neste sábado (3). Natural de Barra de São Francisco, no Espírito Santo, Dom Edivalter estava lotado na Diocese de Floriano (PI) desde 2017. Ele assume a vaga de Dom Juarez Marques, empossado arcebispo de Teresina (PI), em fevereiro de 2023.
Nomeado pelo Papa Francisco, em 8 de novembro de 2023, Dom Edivalter Andrade é o sétimo bispo de Parnaíba. A posse oficial acontece às 17h30, no adro da Igreja Catedral Mãe da Divina Graça, no Centro da cidade.
A expectativa da Diocese de Parnaíba é que 7 mil fiéis estejam presentes. O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, também participará da solenidade ao lado de 12 bispos membros do Regional Nordeste IV, órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne as Dioceses e bispos da Província Eclesiástica do Piauí.
“Quero transmitir a todos vocês o meu abraço, minha saudação e pedir a benção de Deus para vocês e para mim agora que sou chamado a estar conduzindo essa parcela do rebanho de Cristo em Parnaíba como novo bispo diocesano”, disse o novo bispo.
Dom Edivalter Andrade será recebido na cidade litorânea, às 11h30, na entrada da cidade. Ele receberá as chaves da município, em um ato simbólico. Logo após, o bispo percorrerá as ruas da cidade em uma carreata até a Casa Episcopal, residência oficial de Diocese de Parnaíba.
Biografia
Edivalter Andrade nasceu no dia 17 de Abril de 1962, em Barra de São Francisco. Ele é filho do senhor José Justino de Andrade Filho e de dona Iva de Paula (já falecida).
Formou-se em Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV). Foi ordenado diácono em 11 de dezembro de 1988, na Catedral Diocesana e tornou-se sacerdote em 08 de Outubro de 1989, em sua cidade natal, pelas mãos de Dom Aldo Gerna.
Da Redação