Javier Milei tomou posse neste domingo (10) na presidência da Argentina. O agora ex-chefe do Executivo da Argentina, Alberto Fernández, passou a faixa e o bastão presidencial para o novo presidente do país. Os objetos representam o símbolo do poder argentino e marcam o início do mandato do libertário. Depois do fim da cerimônia de transição, Milei seguirá para as escadarias do Congresso, onde fará um discurso à nação.
A vice-presidente Cristina Kirchner também empossou sua sucessora, Victoria Villarruel, que assumirá a presidência da Assembleia Legislativa em seu lugar.
O bastão entregue pelo peronista foi confeccionado pelo designer argentino Adrian Pallarols. O leão, símbolo adotado pelo libertário durante toda a campanha presidencial, foi colocado em destaque.
Depois do discurso nas escadarias do Congresso, Milei seguirá em direção à Casa Rosada em um conversível. A opção de usar o Cadillac adquirido por Juan Domingo Perón em 1955 foi descartada. Em seu lugar, o presidente eleito escolheu um Valiant III que será fornecido por um colecionador particular.
Antes de chegar à residência presidencial, Milei participa de uma missa inter-religiosa na Catedral Metropolitana de Buenos Aires às 13h. A catedral fica a 350 metros da Casa Rosada. Leia o cronograma completo da posse do argentino.
Com informações da Reuters