34.8 C
Teresina
sábado, novembro 23, 2024
Dengue
InícioInternacionalLíderes de França, Alemanha, Itália e Romênia visitam a Ucrânia

Líderes de França, Alemanha, Itália e Romênia visitam a Ucrânia

Os líderes de França, Alemanha, Itália e Romênia caminharam em meio às ruínas da cidade ucraniana de Irpin, nos arredores da capital, nesta quinta-feira (16), em uma demonstração de apoio que o governo em Kiev espera que seja seguida por ações concretas na guerra contra a Rússia.

Depois, os quatro tiveram um encontro com o ucraniano Volodimir Zelenski em Kiev. Trata-se da primeira vez que Macron encontra Zelenski desde o início da invasão russa. E o francês era pressionado por isso devido a um prazo que se aproxima: no final deste mês, ele deixa a presidência do Conselho da União Europeia (UE).

Irpin, a cidade inicialmente visitada pelos líderes, tinha uma população de 62 mil pessoas antes do início do conflito e foi um dos pontos focais de combate antes de as tropas russas recuarem na região e se concentrarem no leste da Ucrânia, o Donbass.

Ao lado de prédios destruídos, os presidentes de França, Emmanuel Macron, e Romênia, Klaus Iohannis, e os premiês de Alemanha, Olaf Scholz, e Itália, Mario Draghi, escutaram uma autoridade local contar o que havia acontecido ali —a Ucrânia diz ter havido atrocidades em grande escala, o que Moscou nega. “É uma cidade heroica, marcada pelo estigma da barbárie”, disse o francês a jornalistas.

Os líderes, vestidos com ternos e sem equipamentos de segurança visíveis, estavam rodeados de soldados. A visita ocorre num momento de tensão, já que Kiev acusa a França, a Alemanha e, em menor grau, a Itália de diminuírem o nível de ajuda à Ucrânia, dizendo que os países europeus têm sido lentos na entrega de armas por temerem a quebra de laços com Moscou, sobretudo devido à área energética.

Fonte: Folhapress

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI