O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (26) que o líder russo, Vladimir Putin, “está completamente louco”, ao comentar sobre os ataques lançados por Moscou contra cidades ucranianas, apontados por autoridades de Kiev como os maiores desde o começo da guerra. Ainda de acordo com o republicano, qualquer tentativa de Putin de controlar toda a Ucrânia “levará a Rússia à ruína”.
“Sempre tive um ótimo relacionamento com Vladimir Putin, da Rússia, mas algo aconteceu com ele. Ele ficou completamente LOUCO!”, escreveu Trump no domingo em seu perfil na rede social Truth Social. “Eu sempre disse que ele quer TODA a Ucrânia, não apenas um pedaço dela, e talvez isso esteja se provando certo, mas, se ele fizer isso, levará à ruína da Rússia!”
As críticas de Trump surgiram na esteira do que Kiev denunciou como maior ataque aéreo em número de dispositivos lançados contra seu território desde o começo da guerra. A Força Aérea ucraniana indicou que 367 dispositivos — 69 mísseis e 298 drones — foram disparados contra 22 localidades, acrescentando que cerca de dois terços dos mísseis e quase todos os drones foram abatidos. Ao menos 12 pessoas morreram apenas no domingo.
Trump ainda afirmou que Putin “está matando desnecessariamente muitas pessoas”, detalhando que as vítimas dos ataques não são apenas soldados. Em uma manifestação nesta segunda-feira, o Kremlin disse que a ofensiva era uma represália direta a ataques lançados pela Ucrânia contra a Rússia durante as comemorações do Dia da Vitória, em 9 de maio.
Da Redação