O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) comemora, neste mês de maio, 17 anos de atuação com a conquista da Acreditação ONA Nível 1, tornando-se o primeiro Centro de Reabilitação Acreditado do Piauí. Para marcar a data e celebrar esse reconhecimento nacional de qualidade e segurança, será realizada uma solenidade, nesta quinta-feira (8), às 9h, no auditório do Ceir.
Desde sua fundação, em 2008, o Ceir preza pelo cuidado e acolhimento na reabilitação física, auditiva e intelectual, além dos serviços oferecidos pela Oficina Ortopédica e Centro de Diagnóstico, todos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Administrado pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Centro é referência pela excelência e qualidade nos atendimentos, que já ultrapassam a marca de 2 milhões.
Para o presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale, a Acreditação é o reflexo do compromisso contínuo com a promoção de uma saúde de qualidade e de um trabalho centrado nas pessoas.
“O Ceir nasceu com o propósito de cuidar de pessoas e essa missão está presente em cada profissional que atua aqui. Da recepção ao consultório, o cuidado com a vida de alguém orienta todas as nossas ações. Essa dedicação, que é a nossa contribuição cidadã, agora é reconhecida pela ONA. Ao celebrarmos mais um ano do Ceir, como referência em saúde no Piauí, reafirmamos o compromisso de seguir evoluindo sempre”, comemora Benjamim Pessoa Vale.
Com foco na segurança do paciente, o Ceir passou por uma avaliação detalhada conduzida por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e por uma equipe de avaliadores habilitada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O processo buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, como gestão organizacional, segurança assistencial e setores de apoio.
A gerente de Gestão da Qualidade da Associação Reabilitar, Bruna Mazullo, destaca que a conquista da acreditação reflete a excelência construída ao longo dos 17 anos de atuação do Ceir.
“O selo confirma o que já é feito diariamente no Ceir e o que os próprios usuários reconhecem em nosso trabalho. A preparação para a avaliação envolveu todas as equipes, do corpo clínico aos serviços gerais, passando também pela área administrativa. Cada setor se envolveu ativamente em um processo de mapeamento detalhado dos serviços realizados no Centro. Ou seja, tudo o que já era feito com qualidade foi documentado, incluindo análises de riscos e planos de ação. A Acreditação representa, acima de tudo, mais segurança para os usuários, para os colaboradores e para a saúde pública do nosso estado”, celebra.
O que é Acreditação ONA?
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.
Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.
A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.