26.8 C
Teresina
sábado, abril 19, 2025
Dengue
InícioDestaquesUTIs de hospitais da rede estadual de saúde recebem certificação nacional de...

UTIs de hospitais da rede estadual de saúde recebem certificação nacional de qualidade e desempenho

Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais da rede pública estadual receberam o selo Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), com apoio da Epimed Solutions. A certificação é atribuída às UTIs adultas e pediátricas que monitoram e gerenciam seus indicadores de desempenho em conformidade com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 7 da Anvisa, de 24 de fevereiro de 2010.

 

Esse processo de gestão é realizado por meio do sistema Epimed Monitor, uma plataforma de inteligência clínica que contribui para o aprimoramento da medicina intensiva e para o aumento da segurança dos pacientes no país.

A certificação leva em conta uma série de indicadores que medem o desempenho real das UTIs, ajustado ao perfil dos pacientes atendidos. Foram certificadas, por meio do Projeto UTIs Brasileiras, as UTIs dos hospitais:

  • Chagas Rodrigues (Piripiri)  
  • Manoel de Sousa Santos (Bom Jesus)
  • Justino Luz (Picos)
  • Senador José Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato)
  • Deolindo Couto (Oeiras)
  • Hospital da Polícia Militar (HPM)
  • Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano)

O Epimed é um sistema de gestão e análise de informações clínicas que ajuda os hospitais a melhorar a qualidade do atendimento e a segurança do paciente.

O Hospital Regional Tibério Nunes, por exemplo, teve duas UTIs certificadas, cada uma com dez leitos. “O selo representa o esforço contínuo dos nossos profissionais em oferecer um atendimento de qualidade, baseado em evidências e boas práticas. É um marco que reafirma nosso compromisso com a segurança do paciente e com a gestão eficiente dos nossos serviços”, destacou Gabriel Sousa, diretor do Hospital Regional Tibério Nunes.

Para o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, a certificação atesta a qualidade dos serviços prestados pelas UTIs dos hospitais estaduais e regionais. “O paciente é o principal beneficiado pelo impacto positivo na qualidade assistencial”, afirmou.

Criada ainda na década de 1970, a Amib é uma sociedade civil sem fins lucrativos que atua para fortalecer a especialidade de Medicina Intensiva no Brasil.

“O governo do Piauí está investindo em nossa saúde justamente para que esse resultado chegue: o de excelência em seus serviços beneficiando cada vez mais a população que precisa de atendimento de Norte a Sul do estado”, afirmou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI