31.8 C
Teresina
segunda-feira, fevereiro 24, 2025
Dengue
InícioDestaquesPapa Francisco continua em estado crítico, afirma Vaticano

Papa Francisco continua em estado crítico, afirma Vaticano

O papa Francisco dormiu e está descansando, depois de uma noite passada bem. É o que diz a nota divulgada pelo Vaticano nesta segunda-feira (24), pouco depois das 8h (4h em Brasília). Este é o décimo dia de internação no hospital Agostino Gemelli, em Roma.

 

Segundo fontes do Vaticano, o papa se alimenta normalmente, sem nutrição artificial, e estava de bom humor nesta manhã. Continua com o tratamento farmacológico e não sente dores. O desconforto que sentiu no sábado (22), quando o boletim falava em “sofrimento”, referia-se às dificuldades respiratórias, que teriam sido contornadas com o oxigênio suplementar.

Um boletim mais detalhado é esperado para o começo da noite.

Nesta segunda, às 21h (17h de Brasília), o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, vai conduzir um rosário na praça São Pedro para rezar e manifestar solidariedade ao papa. Ele é um colaborador próximo de Francisco. Devem participar demais cardeais que moram em Roma e funcionários da Cúria Romana, o braço administrativo do Vaticano.

Na noite de domingo (23), o cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana, alinhado a Francisco, já havia celebrado uma missa para o pontífice em Bolonha. “Queremos nos unir ao Santo Padre, pedindo ao Senhor que o apoie neste momento de sofrimento, para que encontre alívio e possa se recuperar o mais rápido possível”, disse Zuppi.

Na véspera, as condições de saúde de Jorge Mario Bergoglio, 88, tinham se agravado diante de uma crise respiratória asmática, que exigiu a aplicação de oxigênio suplementar. O papa também precisou de transfusões de sangue porque os testes mostraram que ele tinha uma baixa contagem de plaquetas.

Já no domingo, o boletim dizia que ele não tinha tido novas crises respiratórias, mas apresentava sinais de insuficiência renal. Sua condição continuava crítica, e a recuperação era incerta. “Exames de sangue indicam um início leve de insuficiência renal, que, por ora, está sob controle”, disse o informe, acrescentando que o pontífice está recebendo oxigênio por meio de cânulas nasais.

Com informações da Reuters

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI