O Hospital Getúlio Vargas (HGV) inicia, nesta quarta-feira (17), a programação da campanha alusiva ao Julho Amarelo 2024, cujo objetivo é conscientizar e prevenir as hepatites virais. A ação, que segue até sexta-feira (19), contará com uma palestra sobre as hepatites para os colaboradores e usuários do hospital.
A médica Jozêlda Lemos Duarte vai ministrar, às 9h, uma palestra sobre hepatites virais, no auditório do HGV, onde serão trabalhadas informações sobre infecções, formas de transmissão, como deve ser feita a prevenção e a importância da testagem e detecção das doenças.
Ainda nesta quarta, vão iniciar os trabalhos de testagem e vacinação da população para as hepatites no ambulatório do hospital. A vacinação segue até sexta-feira (19).
“Esse é um evento realizado anualmente no ambulatório azul e busca reforçar a importância da prevenção contra as hepatites virais. Queremos mostrar a importância dessa conscientização para a população e da necessidade de continuar fazendo o uso da vacina e de testagens para detectar e prevenir as hepatites”, fala Junia Marques, supervisora de enfermagem do ambulatório azul do HGV.
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar, durante todo mês de julho, às ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, destaca que os cuidados devem ser constantes e que a prevenção é a melhor opção. “Trabalhar a prevenção, detecção e infecção é essencial para que as pessoas entendam os riscos que estão correndo e, dessa forma, possam tomar as medidas necessárias para evitar as infecções”, fala a coordenadora.