O número de transplantes de córneas no Piauí apresentou um crescimento significativo no primeiro semestre de 2024. De acordo com a Central Estadual de Transplantes, de janeiro a junho foram 136 procedimentos realizados. Em comparação ao mesmo período do ano de 2023, quando foram realizados 88 transplantes de córneas, o crescimento é de 54,5%.
“De abril a junho deste ano ocorreu o maior número de transplantes, contabilizando 91, cerca de um procedimento por dia. Esses números nos deixam bem animadas e nossa esperança é ultrapassar os números do ano passado”, destaca a coordenadora da Central de Transplantes, Lourdes Veras.
Para o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, a descentralização do serviço de retirada de córneas, que está acontecendo no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba e no Hospital Regional Chagas Rodrigues, na cidade Piripiri, ajudou a aumentar os transplantes neste período.
“Estamos trabalhando para fortalecer a rede de transplantes do estado, e levando esse processo de retirada do tecido para o interior, está colaborando para o aumento dessas doações”, disse o gestor.
Atualmente, 349 pessoas estão na fila para receber um transplante de córnea no Piauí. Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo. No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.