O dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue e, no Brasil, é destacado pela campanha do Junho Vermelho, dedicada à doação de sangue. E o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), realizou uma ação especial para sensibilizar os colaboradores e pacientes sobre esse verdadeiro gesto de amor.
Organizada pela equipe de Enfermagem da Casa da Gestante, a ação contou com a presença de Alessandra Barros, coordenadora da Casa da Gestante, além de Julianne Cunha, coordenadora de RH (Recursos Humanos) do hospital, e a enfermeira Silvana Lima, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), que compartilhou informações valiosas sobre o processo de doação e sua importância para salvar vidas, inspirando todos a se tornarem doadores regulares.
A doação de sangue é um ato simples, rápido e que pode salvar até quatro vidas com apenas uma bolsa de sangue, que concentra cerca de 450 ml de sangue a cada doação. É um processo seguro e o Hemopi adota os mais altos padrões de higiene e cuidado.
“Meu Setor Salva Vidas”
Ao final do evento, foi proposto um desafio intitulado “Meu Setor Salva Vidas”. Um desafio de incentivo à doação de sangue entre os colaboradores e que vem mobilizando toda a equipe do hospital.
Wal França, diretora-geral da unidade, destacou a relevância da ação durante o Junho Vermelho. “Esperamos incentivar nossos colaboradores a se unirem por essa causa nobre. Ao participar, cada um estará contribuindo para salvar vidas e demonstrar o verdadeiro espírito de equipe que permeia nossa instituição”, afirma.
O setor que realizar o maior número de doações no Hemopi será premiado em uma cerimônia especial de reconhecimento no dia 28 de junho, às 18 horas, no auditório multiprofissional do HEDA.
Como doar
- Para ser doador de sangue é necessário cumprir todos esses requisitos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado, ou seja, evitar o jejum;
- Estar descansado, ou seja, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
- Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de formulário de autorização).
Portanto, se você está saudável e atende os critérios para doação, procure um Hemocentro portando um documento oficial com foto (Identidade, CNH, Carteira de Trabalho, etc.) em mãos e faça a sua parte. Lembre-se: doar sangue salva vidas. Vamos juntos fazer a diferença!
Sobre o HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.