O colunista Felipe Kieling, da BandNews FM, detalhou na manhã desta quinta-feira (2)o plano de ações da União Europeia para retaliar os Estados Unidos no ‘tarifaço global’ que Donald Trump pretende anunciar.
De acordo com o repórter, o bloco europeu pretende tarifar produtos norte-americanos que sejam fabricados em estados republicanos, como peças da Harley-Davidson. A intenção é gerar uma pressão política interna a Trump.
Outro ponto que poderá acontecer caso o presidente dos EUA avance na intenção de ampliar as tarifas à União Europeia é uma aproximação do bloco com a China.
“A UE sempre teve uma relação conturbada com a China, apesar de comprar muito e ter uma relação comercial bastante favorável. Há divergências políticas, mas quando pesa no bolso, essas divergências ficam de lado”, disse.
Kieling também ressaltou que a China se movimenta nos bastidores para ampliar sua influência mundial em meio a insegurança sobre o ‘tarifaço’ de Trump. Recentemente, os chineses se reuniram com a Índia, um dos países que mais deverão sofrer com as medidas da Casa Branca.