27.8 C
Teresina
quinta-feira, janeiro 9, 2025
Dengue
InícioDestaquesNinguém se perde no caminho da volta

Ninguém se perde no caminho da volta

O médico Silvio Mendes tomou posse na quarta-feira  (1º/01) no terceiro mandato de prefeito de Teresina em meio a um clima coletivo de alívio e de expectativa.

 

Alívio pelo fim da atribulada gestão que se encerra. Nunca antes Teresina viveu uma experiência igual em matéria de descalabro administrativo como a dos últimos quatro anos.

Faz-se desnecessário rememorar os descaminhos da gestão que ora se finda. Ela já foi julgada nas urnas. O prefeito Dr. Pessoa, concorrendo à reeleição, recebeu humilhantes 2% dos votos, o que mostra que tais descaminhos estão bem vivos na memória e na pele dos teresinenses.

Reencontro

A expectativa em relação ao novo prefeito vem por conta, justamente, da possibilidade de reencontro da cidade com uma gestão que possa dar conta das demandas da população.

O quadro que o espera não é dos mais animadores. O prefeito que sai fez alguns curativos urbanísticos, mas deixa fraturas expostas nas áreas de saúde, transporte, educação, cultura e limpeza pública, por exemplo.

A situação se agravou ao apagar das luzes da gestão que se despede, com o descontrole total e absoluto das finanças públicas.

Isso levou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a bloquear as contas da Prefeitura, liberando recursos exclusivamente para pagamento dos salários dos servidores e terceirizados.

O Tribunal de Justiça entendeu, no entanto, que Teresina vivia em céu de brigadeiro e determinou o desbloqueio das contas da PMT, desfazendo seu ato em seguida, ao avaliar que a liberação geral dos pagamentos era danosa ao erário. Ainda não dá para saber qual foi a eficácia da primeira decisão do TJ e muito menos da segunda.

O que fazer?

Pois bem! É nesse ambiente de terra arrasada que Silvio Mendes assume seu novo mandato.

É um cenário totalmente adverso do que ele encontrou quando tomou posse no primeiro mandato, em janeiro de 2005. A casa estava arrumada.

Ao assumir o segundo mandato, em janeiro de 2009, a casa estava em ordem.

Silvio retorna à Prefeitura de Teresina 15 anos depois de renunciar ao mandato para concorrer ao Governo do Estado, nas eleições de 2010, chegando ao segundo turno.

Naquele ano, saiu da Prefeitura nos braços do povo, com 92% de aprovação, e agora retorna também com apoio popular, pois venceu no primeiro turno uma disputa desigual, conquistando uma vitória improvável.

Volta também com mais experiência. Nesse sentido, já abriu canais de conversação em várias direções, começando pelo governador Rafael Fonteles, seu adversário na eleição para governador em 2022.

Seu partido já não é mais o PSDB, que derreteu na cidade. Está filiado ao União Brasil.

Silvio compôs uma equipe temperada com gestores tarimbados e sangue novo. Será um guia que dará segurança aos seus auxiliares, dos quais será também um cobrador exigente.

Os que entram agora fiquem certos de que ele não tolera embromação.

Em resumo, o novo prefeito tem muitos desafios pela frente, mas, como ensinou o escritor José Américo de Almeida, ex-governador da Paraíba e ex-ministro de Getúlio Vargas, ninguém se perde no caminho da volta.

Fonte: zozimotavares.com

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI