23 C
Teresina
segunda-feira, abril 29, 2024
Dengue
InícioDestaquesColômbia expulsa diplomatas argentinos após Milei insultar Gustavo Petro

Colômbia expulsa diplomatas argentinos após Milei insultar Gustavo Petro

Governo colombiano afirmou em comunicado que tais declarações "prejudicaram a confiança entre os dois países" e ofenderam a dignidade do presidente "eleito democraticamente"

O governo da Colômbia decidiu expulsar todo o corpo diplomático da Argentina em seu país como protesto pelas declarações feitas pelo presidente argentino, Javier Milei, contra o chefe de Estado colombiano, Gustavo Petro.

 

Em entrevista à CNN, Milei relatou ser crítico do líder da Colômbia e se referiu a ele como terrorista. “Não se pode esperar muito de alguém que foi um assassino terrorista“, disse em referência ao passado de guerrilha de Petro.

O que diz o governo da Colômbia?

O governo colombiano afirmou em comunicado que tais declarações “prejudicaram a confiança entre os dois países” e ofenderam a dignidade do presidente Petro, “eleito democraticamente“.

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia comunicou que o alcance da expulsão “será comunicado à embaixada argentina através dos canais institucionais diplomáticos“.

O embaixador colombiano na Argentina, Camilo Romero, publicou em sua conta no X que o governo colombiano “está explorando todas as medidas” para responder às declarações de Milei contra o Petro.

Milei já havia ofendido Petro

Em janeiro, durante uma entrevista à jornalista colombiana-americana Patricia Janiot, Milei chamou o presidente colombiano de “comunista assassino” e afirmou que ele era responsável pela destruição do país.

Na ocasião, o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia reagiu fortemente, rejeitando veementemente as afirmações de Milei, que “atacavam a honra do presidente colombiano e ignoravam a amizade profunda entre os dois países“.

Romero também comentou em sua conta no X: “Milei é um hipócrita. Enquanto hoje pede aprovação do nosso governo para seu novo embaixador na Colômbia, ele chama o presidente Petro de assassino. Já havia atacado Lula e o Papa Francisco. Podemos pensar de forma diferente, mas a região e a fraternidade histórica dos nossos povos devem estar acima das diferenças”.

*  Sob supervisão de Lilian Coelho

 

 

 

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI