23.9 C
Teresina
segunda-feira, abril 29, 2024
Dengue
InícioDestaquesCampanha nacional de vacinação contra a gripe já começou

Campanha nacional de vacinação contra a gripe já começou

A imunização contra gripe já está disponível nos postos de saúde para idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças, professores da rede pública de ensino e público prioritário. A campanha de vacinação nacional começou nesta segunda-feira, 25 de março, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a vacina evita hospitalizações e risco de óbito.

 

Causada pelo vírus influenza e suas variantes, todos os anos, a gripe é responsável por grande parte das hospitalizações durante o período de outono/inverno. Disponível na rede pública de saúde, a vacina protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina é atualizada anualmente, pois as cepas de vírus influenza circulante mudam de ano para o outro.

Diante da previsão de aumento de casos para 2024, a vacinação foi antecipada e ocorrerá ainda neste primeiro semestre nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. No Norte, a imunização será no segundo semestre para atender às particularidades climáticas da região, pois no Inverno Amazônico ocorre maior circulação viral e transmissão da gripe. 

A CNM recomenda ações de conscientização e incentivo relacionados à vacinação nos Municípios. Também sinaliza a importância de intensificar a vacinação antes do aumento da circulação de vírus respiratórios; ressalta a necessidade de aproveitar a oportunidade e atualizar as cadernetas de vacinação em atraso; e lembra que a gripe e suas complicações se seguem após a infecção pelo vírus influenza. 

Crianças entre seis meses a seis anos devem ser vacinadas, se for a primeira vez que recebem o imunizante, devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Os demais integrantes dos grupos prioritários, que podem ser imunizados nos postos de saúde, são:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI