O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva (PT), recebeu a reitora eleita da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir Nogueira. A reunião contou com a participação do vice-reitor eleito, professor Edmilson Moura, e os professores Emídio Matos e Acácio Veras. a professora Nadir Nogueira, que venceu a Consulta Comunitária referente à nova reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), quadriênio 2024-2028.
O resultado da consulta prévia realizada junto à comunidade acadêmica ainda aguarda decisão do presidente da República, que é quem efetivamente escolhe o gestor dentre os nomes da lista tríplice encaminhada pelo Conselho Universitário da UFPI ao Ministério da Educação (MEC).
“A universidade precisa avançar buscando esse respeito do coletivo, dos três segmentos. A gente precisa que os nossos parlamentares também entendam a importância de não termos novamente a vontade democrática desrespeitada, como aconteceu em 2020, ou seja, reitora eleita, reitora nomeada”, disse Nadir.
Franzé Silva, por sua vez, destacou que o Legislativo piauiense planeja parcerias com a UFPI na oferta de estágio institucional e cursos de formação por meio da Escola do Legislativo. “Vamos buscar cada vez mais parcerias. Eu defendi o nome da professora Nadir e do professor Edmilson pela capacidade que eles têm de dialogar com a sociedade civil”, disse.
A chapa de Nadir Nogueira deve administrar a universidade no período compreendido entre os anos de 2024 e 2028. A nova administração da UFPI substitui a gestão do atual reitor, professor Gildásio Guedes, que está à frente da instituição desde 2020 e cujo mandato termina no final deste ano.
Processo eleitoral – “O deputado Franzé firmou o compromisso de que vai fazer uma interlocução, junto ao Governo Federal, para que a reitora eleita seja a reitora nomeada, entendendo que é a vontade democrática que precisa ser respeitada e a Universidade precisa avançar, buscando o respeito do coletivo”, pontua Nadir.