A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), através da Unidade de Fiscalização de Empresa (UNIFIS), vem realizando o curso sobre Malhas Fiscais e Regras de Pós-Validação para contadores e empresários de vários municípios no estado. O evento foi realizado nas cidades de Piripiri e Parnaíba, no dia 21 de maio e Campo Maior, no dia 24 de maio.
O auditor fiscal Lucas Rezende proferiu palestra e compartilhou seu vasto conhecimento na área de fiscalização tributária. O evento contou também, com a participação do diretor da Unidade de Fiscalização de Empresas, Edson Marques, que falou sobre as práticas fiscais e a importância da conformidade tributária.
Estiveram presentes, o superintendente de Administração Financeira, Logística e Tecnologia (Supaft) da Sefaz, Ricardo Pires; o diretor de atendimento Paulo Holanda e o gerente da Regional de Teresina, Iran Pimentel. No seu discurso de abertura, Ricardo Pires reforçou a relevância do curso e a importância da educação continuada para os profissionais da área fiscal.
Em Campo Maior, a superintendente da Receita da Sefaz, Maria Graça Ramos, falou das inovações tecnológicas e da importância das reuniões com contadores e empresários. “Essa parceria é de suma importância pois promove a conformidade e minimiza a incidência de penalidades, criando um ambiente mais seguro para os negócios”, disse.
Os eventos foram organizados pela Escola Fazendária, Gerências Regionais de Piripiri, Parnaíba e Campo Maior. Os gerentes regionais, Aurora Dias (Piripiri), Luiz Passos, (Parnaíba) e Francisco das Chagas (Campo Maior), garantiram a excelência na execução e na logística dos encontros.
O encontro de Piripiri contou com a participação da conselheira do CRC/PI, Tamires Almeida, que juntamente com a gerente Aurora Dias visitaram os escritórios de contabilidade nas cidades pertencentes a regional de Piripiri, divulgando e convidando os contadores para o evento.
A Sefaz tem priorizado ações que facilitem a regularização das malhas fiscais pelos próprios contribuintes. No curso foram mostradas as diversas malhas fiscais e a forma de resolvê-las.
“As malhas fiscais e as regras de pós-validação da EFD são essenciais para garantir a conformidade tributária, permitindo a autorregularização dos contribuintes e promovendo um ambiente de negócios justo e competitivo”, ressaltou o auditor Lucas Rezende.
A programação dos próximos eventos já está definida. Em junho, as atividades ocorrerão em Valença do Piauí às 10h e em Picos às 19h no dia 10; em Oeiras às 10h e em Floriano às 19h no dia 11; e em São Raimundo Nonato às 19h no dia 12. Em julho, Bom Jesus sediará um evento no dia 2 às 19h, seguido por Corrente no dia 3 às 19h e Uruçuí no dia 4 às 19h.
“A autorregularização é um processo em que as empresas corrigem suas próprias informações, evitando a cobrança futura de multas e juros, também melhora o controle financeiro e de estoque, ” finalizou Edson Marques.
As inscrições podem ser feitas no endereço: www.treinamentos.cge.pi.gov.br.