A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (14) a Subcomissão das Políticas Públicas das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e definiu como presidente o Deputado Federal Florentino Neto (PT). O parlamentar Mersinho Lucena (PP) foi escolhido para ser o relator.
O objetivo do grupo é estabelecer um espaço dedicado à discussão, sugestão e impulsionamento de políticas públicas voltadas para a efetivação das Zonas de Processamento de Exportação. A iniciativa representa um passo importante para o aprimoramento e fortalecimento do setor de exportação no país.
O deputado Florentino Neto, que já preside a Frente Parlamentar em Defesa das Zonas de Processamento de Exportação, destacou a importância da instalação da subcomissão e como as ZPEs podem contribuir para o desenvolvimento econômico e a promoção da competitividade do Brasil no mercado global.
“Nós temos um desafio histórico que é romper com esse passo lento no Brasil de efetivar as ZPEs e conseguir um diálogo com o setor privado e o Governo Federal para tornar esse processo rápido e célere, pois o Brasil precisa de desenvolvimento, nosso povo precisa de emprego e precisamos melhorar e aumentar nossas exportações”, ressaltou Florentino.
A criação da Subcomissão das Políticas Públicas Zonas de Processamento de Exportação marca o avanço das políticas de comércio exterior e o estímulo à inovação nos processos e um fomento para acelerar a implementação das ZPEs.
“Aqui no Brasil, embora tenhamos 11 criadas, só duas estão em funcionamento. No entanto, existe uma grande movimentação hoje no sentido de que a gente possa instalar outras ZPE. E vários são os empresários que buscam hoje apresentar projetos para instalar plantas industriais em Zonas de Processamento de Exportação”, destacou o deputado Federal.
Instalada, a Subcomissão das Políticas Públicas das Zonas de Processamento de Exportação já definiu o início dos trabalhos com a primeira reunião marcada para o dia 21 de maio, às 15h, no Anexo II, Plenário 14, da Câmara dos Deputados.
Fonte: Ascom