Piauí é o primeiro Estado a lançar um sistema integrado de Fluxo de Caixa 100% on-line
Modelo de gestão financeira do Piauí é referência para outros Estados, a exemplo do Espírito Santo, Alagoas, Distrito Federal, Paraíba, Paraná, Bahia e Rio de Janeiro.
A equipe da Superintendência do Tesouro Estadual apresentou, nesta quarta-feira (8), ao secretário da Fazenda, Emílio Júnior, o sistema de Fluxo de Caixa do Piauí, primeiro do país a operar 100% on-line. Ele é integrado ao sistema de administração orçamentária e financeira do Estado e alimentado por dados bancários.
O sistema Fluxo é o meio que evidencia o trabalho na conta única do Estado, referente aos dados históricos das movimentações financeiras, delibera diariamente quanto aos pagamentos a serem realizados e, ainda, acerca do planejamento futuro das receitas e despesas do Piauí.
Uma vez que a ferramenta é inédita, os conceitos, associações lógicas e regras de negócio, relativos ao fluxo de caixa, foram desenvolvidos internamente, pelo próprio Tesouro Estadual, por meio de um profundo estudo do comportamento de todas as origens de recursos e gastos que transitam pela conta única do Estado. Além disso, as informações foram agrupadas e dispostas a permitir que a gestão estadual atue em um ambiente centralizado, guiado pela automação de dados, projeção de cenários e análise de dashboards.
“Essa nova ferramenta é mais que um painel de indicadores, pois permite uma visualização e análise profunda de dados relevantes em tempo real, capacitando a tomada de decisões estratégicas e fundamentadas. Uma das vantagens é a agilidade para a tomada de decisão: ao fornecer informações atualizadas em tempo real, o dashboard ajuda os gestores a tomar decisões mais rápidas e embasadas, melhorando a eficiência operacional na área do Tesouro Estadual”, explica o superintendente do Tesouro Estadual, James Sousa.
Por conta desse modelo avançado de gestão financeira no Piauí, outros Estados do país estão procurando a Sefaz-PI para trocarem experiência quanto à administração do fluxo financeiro estadual. “O investimento que estamos fazendo na área do Tesouro Estadual, visando melhor organizar as finanças públicas, tem o reconhecimento de outros Estados, que nos procuram para conhecer e poder melhor organizar suas finanças. Esse reconhecimento é importante porque demonstra que estamos no caminho certo, modernizando nossos sistemas, seja na área do fluxo de caixa ou visando uma melhor organização da folha de pagamento”, afirma o secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior.
Em abril deste ano, por exemplo, a equipe da Secretaria Estadual da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) realizou uma visita técnica à Sefaz-PI. “Essa excursão técnica visou proporcionar aos servidores da Sefaz/AL mais conhecimento e experiência referente à execução da Folha de Pagamento, bem como o Fluxo de Caixa desenvolvidos e demais assuntos pertinentes, a fim de aprimorar e ampliar conhecimentos”, afirma a secretária Especial do Tesouro de Alagoas, Monique Souza de Assis.
A Secretaria da Fazenda do Piauí também já compartilhou experiências, na área de gestão financeira, com a equipe da Sefaz do Espírito Santo e do Distrito Federal (DF) e, especificamente quanto ao modelo de gestão de Fluxo de Caixa, com as Secretarias de Fazenda dos Estados da Paraíba, Paraná, Bahia e Rio de Janeiro.