O deputado Flávio Nogueira (PT/PI) presidiu um ato solene, nesta terça-feira (7), na Câmara Federal, em alusão ao Dia Mundial da Asma. O objetivo do evento foi chamar a atenção para essa doença respiratória crônica, que afeta cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil e mais de 300 milhões no mundo. Dados recentes revelam que a prevalência de asma no Brasil é de 4,6%, em adultos, e de 12,1%, em crianças. O ato solene contou com o apoio da Colabore com o Futuro e da Associação Brasileira de Asmáticos.
Na avaliação de Flávio Nogueira, a asma representa um fardo para os pacientes e suas famílias, além de um desafio para a saúde pública brasileira. Ele cita um levantamento do Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde (Datasus) para destacar a gravidade da doença: “O levantamento revela que, atualmente, ocorrem 350 mil internações causadas pela asma, por ano, sendo que, de 3 a 6 pessoas, morrem em decorrência da doença todos os dias”.
1,7 milhão de internações
O parlamentar piauiense enfatiza que cerca de 10% dos pacientes têm asma grave, associada ao aumento da morbidade e mortalidade, afetando, negativamente, a condição psicológica e o nível socioeconômico dos doentes. “Considerando os dados de 2008 a 2021, o Brasil teve mais de 8 mil mortes e mais de 1,7 milhão de internações por asma. Neste período, a região Nordeste registrou o maior número absoluto de óbitos e internações entre homens e mulheres”, observa.