A Polícia Militar do Piauí (PM) montou um plano estratégico para garantir a segurança nos 99 locais de aplicação da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) no estado, que ocorre, neste domingo (5). Por todo o país, os candidatos estão concorrendo às 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. No Piauí, cerca de 50.857 pessoas irão participar do certame.
No estado, a prova será aplicada em Teresina, São Raimundo Nonato, Picos, Floriano, Corrente, Bom Jesus e em Parnaíba. De acordo com o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM, coronel Jacks Galvão, a Polícia Militar deve intensificar a segurança nos arredores e nos locais de prova. O objetivo é acompanhar a chegada e saída dos candidatos, bem como prever e combater quaisquer tipos de intercorrências que possam acontecer no domingo.
“Neste domingo teremos o Concurso Público Nacional Unificado. Aqui, no Piauí, nós tivemos 50.857 inscritos, sendo 34.144 em Teresina. Nós teremos provas na capital e mais seis cidades, totalizando 53 locais de aplicação de provas em Teresina e 46 locais de aplicação de provas no interior. Todo policiamento já está previsto, todas as áreas já estão distribuídas, onde nós teremos um policiamento a partir das sete horas da manhã, finalizando às 17 horas, para que o candidato a uma vaga possa ter segurança nos locais de aplicação de prova, bem como por todo o seu trajeto”, reforça Galvão.
Ainda segundo o chefe do DGO, será montada uma cabine de coordenação do esquema de segurança voltado para o CNU, no Quartel do Comando-Geral (QCG), em que representantes das demais forças de segurança do estado ficarão reunidas, durante a aplicação das provas, para monitorar possíveis intercorrências nos 99 locais de prova em todo o estado.
“Nós manteremos uma cabine de coordenação, uma cabine de comando no Quartel do Comando-Geral, onde todas as forças envolvidas estarão juntas para resolver qualquer problema que possa ocorrer durante a realização do concurso”, completa Galvão.
O diretor Militar da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), tenente-coronel Queiroz, ressalta que a secretaria, com os demais órgãos envolvidos na segurança do concurso, montaram com bastante antecedência um esquema estratégico. Ainda segundo ele, a Polícia Federal e os Correios também estarão somando esforços no domingo.
“Por determinação do secretário Chico Lucas, realizamos o planejamento do policiamento desse concurso há algum tempo. Vamos contar com o apoio da Polícia Civil, da Secretaria da Segurança, setor de Inteligência, Polícia Militar e Polícia Federal. Os Correios no Brasil inteiro, inclusive no Piauí, têm feito todo o apoio logístico de armazenamento e deslocamento das provas aos locais de aplicações, logicamente escoltado com o apoio da Polícia Militar e das demais forças de seguranças envolvidas”, explica o tenente-coronel Queiroz.