Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, anunciou nesta segunda-feira (29) que está com câncer de esôfago. O político de 88 anos afirmou em entrevista coletiva que descobriu a doença durante exames de rotina e que o tumor já comprometeu muito o órgão.
“É um caso complexo, porque tive uma doença imunológica há 20 anos e que me afetou, me dando dificuldades para as terapias e cirurgias”, contou Pepe.
O ex-presidente falou sobre a possibilidade de morte. “Quero transmitir a você que, em minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama. Mas ele continuou a me pastorear todos esses anos. Certamente, por razões óbvias, desta vez parece-me que venho com a foice em punho. Veremos o que acontece”, indicou.
“Enquanto isso, enquanto puder, continuarei lutando com meus companheiros, fiel ao meu modo de pensar”, afirmou Pepe. Por fim, o ex-presidente transmitiu uma mensagem aos jovens uruguaios.
“Quero agradecer-vos e, além disso, transmitir às meninas e aos meninos deste país, aos jovens, que a vida é bela, que se gasta e vai embora. O ponto crucial para ter sucesso na vida é recomeçar toda vez que você cai. E se houver raiva, que seja transformada pela esperança”, afirmou e disse:
“Este desafio é para as próximas gerações. A vida é tão bela que não faz sentido sacrificá-la por coisas estúpidas. Caso contrário, estou grato. E no final do dia, deixe-os tirar o que eu dancei”.