O livreiro e empresário Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, morreu nesta terça-feira, 19, aos 83 anos. Ele foi o responsável por transformar a empresa, fundada pela mãe, Eva Herz, em uma das maiores potências do mercado literário brasileiro.
O velório vai ocorrer nesta quarta-feira, 20, às 10h, no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, seguido do enterro, às 12h.
Ao lado da mãe, a judia alemã Eva Herz, Pedro Herz transformou a livraria em uma das gigantes do mercado literário brasileiro.
Em nota publicada, a família escreveu:
É com profundo pesar que a família Herz comunica o falecimento do renomado livreiro Pedro Herz aos 83 anos, na madrugada de hoje 19 de março de 2024. Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou. Neste momento de luto, a família agradece o carinho e condolências.
Entrevista
Em entrevista ao Correio do Povo, quando lançou ‘O Livreiro”, Herz falou sobre sua maneira de ver a vida e sobre sua trajetória dedicada ao livro:
Pedro Herz era filho de família judia alemã que fugiu do nazismo e veio para o Brasil. Em 1947, a matriarca comprou 10 best-sellers alemães em uma importadora para alugar a seus compatriotas em São Paulo. Era a Biblioteca Circulante que foi o embrião para o surgimento da Livraria Cultura, em 1969.
Sobre sua vida, Pedro Herz disse: “Eu mantenho o jeito simples na vida, na escrita do livro, queria contar uma história como quem conversa. Quis falar em primeira pessoa, mas ser impessoal. Eu tenho carro, mas ando de ônibus por São Paulo. O meu princípio é o KISS, não o beijo do inglês, mas a abreviatura de Keep It Simple, Stupid (Conserve a coisa simples, idiota). Preciso ser simples, transparente, e isto também foi para o livro”.
O que aconteceu com a Livraria Cultura?
A Livraria Cultura teve falência decretada pela Justiça de São Paulo em fevereiro de 2023. Em junho, o ministro Raul Araújo suspendeu a decisão do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), mas as lojas fecharam. Com 70 anos, a Livraria Cultura foi referência de qualidade no mercado nacional. Em Porto Alegre, a Livraria Cultura que funcionava no Shopping Bourbon Country, com a realização de shows e lançamentos de livros, fechou as portas em 2023.