A Igreja Católica celebra nesta terça-feira (19) o dia de São José, esposo de Maria e patrono da Igreja. O santo tem importância fundamental para vida cristã e para os cuidados necessários em relação à nossa vida e à família.
Quando o evangelho de São Mateus nos apresenta São José diz que é um “homem justo”. Isto porque diante da gravidez de Maria, não pensou em si mesmo e quis salvar Maria. Então, pensou em repudiá-la em segredo. No entanto, Deus vem ao seu encontro por meio de um Anjo que diz:
“José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”. (Mt 1, 20-21).
São José também é considerado também patrono da boa morte porque teve a sorte de morrer acompanhado e consolado por Jesus e Nossa Senhora, segundo a Tradição da Igreja. Ele também foi reconhecido como Padroeiro da Igreja Universal por meio de um decreto do Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1870.
O papa Francisco incentivou “a pedir a intercessão de São José nos momentos mais difíceis da vida”.
“Quantos santos se voltaram para ele! Quantas pessoas – na história da Igreja – enfatiza Francisco – encontraram nele um patrono, um guardião, um pai”:
A Arquidiocese de Teresina afirmou em suas redes sociais que São José é modelo de paternidade responsável.
“Neste dia, olhemos para São José como modelo de paternidade responsável e obediência à vontade de Deus. Que sua vida nos inspire a cuidar e proteger nossos filhos com amor e dedicação, seguindo seus passos de fé e serviço à família. Que São José interceda por nós junto a Deus, para que possamos viver em conformidade com Sua vontade e ser verdadeiros instrumentos de Seu amor no mundo”, destaca.
Oração a São José
Ao fim da Carta Apostólica, o Papa Francisco convida a todos a dirigir uma oração ao esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!
Orlando Dias