A Space X lançou nesta quinta-feira (14) o foguete Starship no terceiro voo de teste não tripulado. O conjunto — composto pelo Starship (nave) e Super Heavy (booster) — voou às 10h25 (horário de Brasília), da plataforma de lançamento em Boca Chica, Texas, Estados Unidos. O foguete cumpriu os principais objetivos da missão mas, como o protótipo não foi projetado para reentrar na Terra, perdeu o contato com os controladores e se fragmentou.
O foguete mais potente já construído tem 120 metros de altura, e produz uma força de empuxo de 74,3 mega newtons, mais que o dobro dos foguetes Saturno V utilizados para enviar os astronautas da missão Apollo à Lua.
O cronograma e perfil de voo divulgados pela empresa para o terceiro teste eram mais ousados do que os dois primeiros testes. A empresa queria repetir a queima bem-sucedida de ascensão de ambos os estágios, fazer a abertura e fechamento da porta de carga da Starship, uma demonstração de transferência de propelente durante a fase de cruzeiro do estágio superior e o primeiro religamento de um motor Raptor no espaço e uma reentrada controlada da Starship.
A espaçonave também voou em uma nova trajetória, com o Starship mirando o pouso no Oceano Índico. Este novo caminho de voo também permitiu teste de novas técnicas de queima do motor da nave no espaço.
Com informações da Reuters