O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, inaugurou nesta sexta-feira (8) a Casa da Mulher Brasileira de Teresina, espaço dedicado ao apoio integral às mulheres em situação de violência. O evento contou com a presença do ministro do MDS, Wellington Dias, representando o Governo Federal. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, acompanharam a cerimônia de forma online.
A Casa da Mulher Brasileira foi construída pela Prefeitura de Teresina, com recursos do Governo Federal na ordem de R$ 5,5 milhões. As obras foram executadas pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro.
A Casa da Mulher Brasileira de Teresina conta com uma estrutura que contempla serviços de triagem, acolhimento, alojamento, apoio psicossocial e jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para crianças.
“A Casa da Mulher vem para proteger, com todos os entes federados aqui presentes. A Casa não é do prefeito, nem de A ou B, é para a proteção da mulher em todos os sentidos possíveis”, declarou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
Karla Berger, secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, afirmou que a obra entregue hoje é reflexo do compromisso da gestão municipal com a causa feminina.
“Naquele momento em que o Doutor Pessoa estava chegando na gestão, era necessário que ele desse a prioridade às mulheres e foi isso que ele fez, ele deu a prioridade para as mulheres, adquiriu esse terreno e nós conseguimos o recurso com o Ministério das Mulheres.
O ministro Wellington Dias destacou que a Casa Mulher Brasileira é a concretização de uma política social para mulheres.
“A Casa da Mulher Brasileira integra várias áreas, serviços, pensando principalmente na proteção. É um espaço em que a mulher pode se sentir poderosa e tenha uma condição de atendimento digno. Então, como política social é um passo muito grande para Teresina”, colocou.
Videoconferência
Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, e a primeira-dama Janja participaram do evento por videoconferência.
Da Redação