Emissão de documentos, orientação juridica, teste glicêmico, aferição de pressão, avaliação nutricional, corte de cabelo e atividades lúdicas para crianças foram alguns dos serviços prestados à população na primeira edição do projeto Ouvidoria Itinerante. O evento aconteceu na manhã deste sábado (2), no CETI Professor Balduíno Barbosa de Deus, zona leste de Teresina.
A iniciativa inovadora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) foi realizada com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação, Saúde e Segurança; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública do Estado; além do Senac e das faculdades CET e Estácio.
A ouvidora-geral da Alepi, Teresa Britto, destacou o trabalho de divulgação para mobilizar os moradores da região e a expectativa por novas edições.
“Quando nós assumimos a Ouvidoria, um dos pedidos do nosso presidente, deputado Franzé, foi que a Ouvidoria pudesse chegar mais perto da população, e um dos mecanismos tem sido esse”, frisou a ouvidora.
Ações para aproximar
“Nós não iremos mudar a concepção sobre a política de quem já está na fase adulta. Nós apostamos firmemente nas crianças e nos jovens. Nós fizemos, no ano passado, o Natal Alepi, que foi uma forma de aproximar as crianças e os pais do ambiente da Assembleia. Acabamos de finalizar o Parlamento do Futuro, que incluiu estudantes de 15 a 18 anos. Olhando sempre para a juventude com um olhar especial, porque é aí que nós vamos despertar a consciência da democracia, o novo conceito de política, para que surjam novos líderes, especialmente dentro das camadas populares”, disse o presidente Franzé Silva (PT).
A dona de casa Luiza Maria de Lira foi até a escola para solicitar a segunda via da identidade. “Já tem uns seis meses que eu precisava tirar essa identidade. Graças a Deus apareceu essa oportunidade, num sábado, pertinho de casa”, comemorou. Já a doméstica Maria dos Remédios de Oliveira aproveitou o projeto para solicitar a emissão do NIS – Número de Identificação Social, necessário para a obtenção de benefícios sociais.
Utilidade pública
CONTATOS – A população pode apresentar sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e elogios ao Poder Legislativo por meio dos canais da Ouvidoria da Alepi: (86) 99929.1183 (WhatsApp) / (86) 3133.3106 / [email protected].
Fonte: Ascom