O deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), coordenador da bancada piauiense no Congresso Nacional, esteve em audiência com o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, para discutir a construção do aeroporto de Baixa Grande do Ribeiro, no sul do estado. Na audiência, ocorrida nessa semana, em Brasília, o ministro manifestou o interesse do governo federal na viabilização da obra, que prevê R$ 6 milhões em investimentos.
O parlamentar petista disse que o aeroporto de Baixa Grande do Ribeiro é fundamental para abrir novos horizontes econômicos no sul do estado, fortalecendo, sobretudo, o agronegócio, que vem impulsionando o desenvolvimento nessa região. “Os cerrados respondem por mais de 70% das exportações do Piauí e reúnem os municípios com maior renda per capita do estado, mas a região precisa de mais infraestrutura para melhorar o ambiente de negócio, potencializar a geração de riquezas e melhorar a vida dos piauienses”, observa Flávio Nogueira.
Neste sentido, conforme o parlamentar, a construção do aeroporto de Baixa Grande do Ribeiro é uma das principais reivindicações do setor produtivo da região. Essa reivindicação foi encampada pelo prefeito do município, Dr. Zé Luís, que conta com o apoio do deputado Flávio Nogueira. “Estamos trabalhando juntos para viabilizar essa grande obra de infraestrutura aeroportuária. E, após a audiência com o ministro Sílvio Costa Filho, ficou patente o interesse do governo em concretizar o aeroporto”, avalia o parlamentar.
Força do agronegócio
Baixa Grande do Ribeiro lidera o ranking agrícola como o maior produtor de grãos do Piauí, com cerca de 1,2 milhão de toneladas ou 23% de toda a produção piauiense. A soja e o milho predominam no agronegócio do município, representando quase 99% dos grãos produzidos. E a cidade apresenta a maior renda per capita do estado: cerca de R$ 150 mil (dados de 2022). Outros municípios dos cerrados destacam-se pela produção de grãos e pela alta renda per capita. Depois de Baixa Grande do Ribeiro, o pódio desse ranking reúne Uruçuí (2º) e Santa Filomena (3º).