Os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina paralisarams atividades nesta quarta-feira (7). O movimento paredista foi conduzida pelos colaboradores das empresas Viação Piauiense e Tranfácil, responsáveis pelas operações nas zonas Norte e Sudeste da cidade. Até o momento, somente os veículos da Viação Piauiense retomaram suas operações.
De acordo com Claudio Gomes, secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes (Sintetro), 25 veículos participaram da paraslisação.
“A paralisação começou às 5h30 devido ao descumprimento do pagamento do ticket de alimentação, previsto na convenção de trabalho. Era para esse valor estar na conta dos trabalhadores até o dia de ontem, e até agora não foi depositado. Os trabalhadores da zona Norte voltaram, mas os da zona Sudeste permanecem parados”, disse Claudio Gomes.
Gomes enfatizou que o sindicato tem tentado negociar com as empresas, porém tem enfrentado dificuldades devido ao não cumprimento das obrigações estipuladas nos acordos para o funcionamento do transporte público de Teresina.
“Não é a primeira vez, todos estão cientes da nossa situação. Precisamos apoiar os trabalhadores, pois trabalhamos para receber e não podemos forçar alguém a trabalhar sem receber seu pagamento. O ticket deveria ser pago até o quinto dia útil, nenhum passageiro é culpado, mas os trabalhadores da zona Sudeste só retornarão quando esse benefício for honrado”, concluiu.
Da Redação