Marta Suplicy (PT) voltou ao Partido dos Trabalhadores nesta sexta-feira (2), quase nove anos após sua desfiliação da sigla. O presidente Lula (PT) participou do evento que reuniu diversos nomes da política brasileira, além de centenas de apoiadores que lotaram a Casa de Portugal, no Centro de São Paulo.
A refiliação ocorre porque Marta será candidata à vice-prefeita na chapa com Guilherme Boulos (PSOL), que tentará em outubro deste ano vencer a disputa pela prefeitura da capital. O ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Alexandre Padilha (PT), ministro das Relações Institucionais, também participaram do evento e assim como Marta, Boulos e Lula, todos usavam camisa branca.
“Aqui eu estou de volta ao meu aconchego, a minha raiz. Nunca saiu de dentro de mim o PT. Eu vi o PT nascer, PT crescer nas ruas do país”, completou.
A ex-prefeita também disse que tem como desafio “fazer da capital um bastião de resistência democrática”.
O presidente Lula entregou para Marta a ficha de filiação do partido, que foi assinada durante o evento.
“Quando eu vi CEU que ela fez para as crianças mais pobres, eu falei ‘ela vai perder as eleições’. Não deu outra, perdeu as eleições, mesmo sendo a prefeita mais reconhecida aqui na cidade pelo trabalho prestado. Nunca na história de São Paulo – e falo isso na frente do Haddad, da Erundina – ninguém fez para o povo pobre de SP o que fez a Marta Suplicy na prefeitura”, afirmou Lula.
“Marta, minha companheira, hoje a Gleisi te deu boas-vindas ao PT e eu quero te dar boas-vindas a chapa vitoriosa da cidade de São Paulo. Temos a consciência de uma missão em outubro desse ano, que é derrotar o bolsonarismo na maior cidade do país. E a Marta veio para construir essa frente”, afirmou Boulos.
Boulos criticou a CPI que foi protocolada na Câmara Municipal de São Paulo para investigar as ações sociais do padre Júlio Lancelotti. Boulos também brincou sobre o encontro de Lula com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Lula e Tarcísio participaram de cerimônia em Santos (SP sobre a construção do túnel que liga a cidade ao Guarujá (SP). O projeto receberá recursos federais e estaduais. “Pelo que eu vi hoje lá em Santos, se bobear, o Lula traz até o Tarcísio para essa frente ampla”, disse Boulos.
Da Redação