A Academia de Ciências do Piauí (ACIPI) completa neste domingo (9) 18 anos de sua criação. Em comemoração, uma reunião foi realizada homenagem ao escritor e ex-presidente da Academia Herculano Moraes.
A iniciativa de sua criação partiu de um grupo de pesquisadores piauienses oriundos das instituições públicas de ensino superior, com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos. Sua sede fica localizada na Avenida Miguel Rosa, Centro, Teresina, capital do Estado do Piauí, tornando-se instituição social de utilidade pública pela Lei Estadual nº 6.717 de 22 de outubro de 2015 e pela Lei municipal 4.822, de 20 de outubro de 2015.
Durante a reunião, os membros fizeram avaliações dos avanços realizados ao longo destes anos, além das entregas do site da ACIPI para a comunidade, da revista on line e do cadastro de todos os membros G Suíte do Google.
O professor e vice-presidente da Academia, Nouga Batista, reitor da Uespi, comenta que “nesses 18 anos a ACIPI tem se edificado como espaço de discussões sobre os impactos da ciência no Piauí, mas também um local de convivência de diferentes saberes que exaltam a razão e a convivência pacífica necessária ao desenvolvimento social”.
Já o Professor Reitor do IFPI e secretário Executivo da ACIPI, Paulo Henrique de Lima, afirma que a “Academia de Ciências, formada por notáveis profissionais de diversas áreas constitui, na sua essência, um local privilegiado. Assim, ao completar 18 anos, a Academia de Ciências do Piauí contribui, e pode contribuir ainda mais, nas discussões e proposições para ajudar no desenvolvimento do Piauí e do Brasil”.
Para o reitor da UFPI, o professor Arimatéa Dantas, que preside a ACIPI, relembra e comemora um fato marcante para o desenvolvimento e a popularização da ciência no Estado, que a criação há 18 da Academia de Ciências do Piauí – ACIPI.
“Comparada com outras academias de ciência do Brasil e do mundo, a ACIPI é ainda muito jovem, mas já está se consolidando como uma instituição, que dentre outras missões cumpre um papel relevante para congregar os cientistas piauienses e fazer a conexão destes com toda a sociedade”, ressaltou.
O reitor Arimatéa Dantas reforça que a ACIPI iniciou em março deste ano uma nova fase com a posse de uma nova diretoria, comprometida com os objetivos da Academia e consciente do dever que tem de avançar na implementação das ações necessárias para que a ACIPI cumpra plenamente sua missão. “Parabéns a todos os que contribuíram e contribuem para a evolução de nossa Academia, vida longa e gloriosa à ACIPI”.
GESTÃO VIVER A ACIPI – ATUAL DIRETORIA
1 – José Arimatéia Dantas Lopes (Reitor da UFPI) – presidente da ACIPI
2- Nouga Cardoso Batista (Reitor da UESPI) – Vice-presidente da ACIPI
3 – Paulo Henrique Gomes de Lima (Reitor do IFPI) Secretário executivo da ACIPI
4 – Valdeci Cavalcante de Sousa- Secretário Geral
5 – João Xavier da Cruz Neto – tesoureiro
6 – Valdira de Caldas Brito Vieira – Coordenadora de Núcleos Temáticos
7 – Antônia Valtéria Melo Alvarenga – Coordenadora de Comunicação e cerimonial
8 – Antônio Cardoso do Amaral (presidente da Fapepi ) Conselho Fiscal
9 – Willame Carvalho e Silva Conselho Fiscal (Conselho Fiscal )
10 – Wilson Seraine da Silva Filho ( Suplente do Conselho Fiscal )
11 – Maria Dilma Ponte de Brito (Suplente do Conselho Fiscal )
Fonte: Cidadeverde.com
Foto: Arquivo/ACIPI