O ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil) comentou nesta quinta-feira (28) a crise na saúde de Teresina. Ele afirmou que a Prefeitura de Teresina perdeu a capacidade de gestão e os profissionais de saúde pedem socorro.
“Sem exageros: A Prefeitura de Teresina perdeu a capacidade de gestão do sistema público de saúde da nossa capital. É urgente porque muitas vidas correm perigo, sem exagero”, destaca.
De acordo com Silvio Mendes, o HUT passa por uma grave crise e os profissionais de saúde pedem socorro.
” HUT, que construirmos para aliviar sofrimentos e salvar vidas, sofre com uma grave crise. Há tempos os profissionais de saúde que lá trabalham pedem socorro pelas faltas de condições de tratarem as pessoas como elas merecem e devem ser tratadas”, frisa.
Silvio Mendes pede que instituições ajudem neste momento de crise na saúde de Teresina.
“Como cidadão, como médico, como ex-gestor que construiu o HUT e a maior parte da rede de saúde dessa cidade, faço um apelo as instituições, profissionais, as instituições de controle, ao Ministério Público e a mais quem possa ajudar nesse momento. É urgente e a solução é pra hoje”, completa.
Crise na saúde pública de Teresina
A empresa The Imagem, que fornece os serviços à Fundação Municipal de Saúde (FMS), retirou nesta quarta-feira (27) aparelhos de ultrassonografia, radiografia e tomografia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
De acordo com a empresa, o setor de equipamentos de imagens está sem funcionar no HUT. Foram retirados dois aparelhos digitalizadores utilizados para radiografia e um equipamento de ultrassonografia. A empresa The Imagem pretende levar, ainda, um aparelho de tomografia computadorizada e dois arcos cirúrgicos, caso as negociações não avancem.
Ao todo, quase 40 equipamentos foram recolhidos, sendo que mais equipamentos de tomografia computadorizada e arco cirúrgico que estão no HUT deverão ser os próximos a serem recolhidos.
Da Redação
.