A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e o Conselho de Direitos Humanos realizaram nesta quarta-feira (20), a 6ª edição do Prêmio Defensores dos Direitos Humanos. Foram homenageadas dez personalidades e entidades que desenvolvem ações em prol da coletividade no estado.
Também foi entregue uma placa de honra em homenagem ao Nêgo Bispo, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele, na área dos direitos humanos. O pensador, filósofo, poeta, escritor e ativista político, Antônio Bispo dos Santos, mas conhecido como Nêgo Bispo, atuou em movimentos sociais e em organizações de defesa de quilombolas. Nêgo Bispo faleceu no dia três de dezembro, em São João do Piauí.
A Irmã Denise Alves, da Associação Madre Cabrini das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, destacou a importância do prêmio. “Esse reconhecimento é importante, para oxigenar nossa missão, ninguém defende uma causa sozinho. Precisamos garantir para todos, uma vida em plenitude”, frisou.
A superintendente dos Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, ressaltou o trabalho das instituições e pessoas que receberam prêmios. ”Nós enquanto Secretaria da Assistência Social, fazemos esse reconhecimento muito profundo dessas pessoas e instituições que cotidianamente superam adversidades, para garantir uma atuação exemplar, e dão a vida em prol de uma causa”, finalizou a superintendente.
Os homenageados:
Amanda Vitória de Oliveira Pitta;
Katia Nogueira Tapety;
Irmã Denise Alves Morra;
Pedro Gonçalves Fortes Marques Lustosa.
As instituições:
Cáritas Arquidiocesana de Teresina;
Movimento pela Paz na Periferia (MP3);
Pastoral do Povo da Rua (CNBB);
Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (CRIA);
Associação Fraternidade O Amor é a Resposta.