A 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que acontece no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na BR-343, em Teresina, inicia neste domingo (3) e encerra no próximo dia 13. O evento é um dos mais significativos e tradicionais, que tem como norte o agronegócio, exposição de animais, shows e feiras de venda de produtos e tecnologias voltadas para o público de empreendedores desse segmento no Piauí e demais estados brasileiros.
Os leilões são uma atração à parte, nos quais os compradores têm a oportunidade de adquirir animais de alto padrão genético e potencial de produção. Serão realizados sete leilões, que devem movimentar cerca de R$ 15 milhões no período de 3 a 9 de dezembro.
André Nogueira, diretor de Inovação da Sada e presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (APCZ), explica que a edição também contará ainda com os shoppings animais e com a realização de exposições ranqueadas. Uma delas será a Expoinel, organizada pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) em parceria com a APCZ, que tem como objetivo promover o intercâmbio entre os criadores de gado Nelore e melhorar a qualidade dos animais.
“Durante o evento, teremos três shoppings de animais, que é uma modalidade de comercialização onde as pessoas visitam o espaço e escolhem o animal direto com o proprietário. Ao longo de todo o evento, teremos sete leilões de bovinos de corte e leite, ovinos, caprinos e também de equinos. Além disso, teremos vendas nos pavilhões e currais, que irão aquecer muito a comercialização do evento. A Expoapi também vai contar com três exposições ranqueadas de bovinos, uma nacional do Nelore, que se chama Expoinel, que está sendo promovida pela Sada e APCZ, uma da raça Girolando e uma da raça Gir leiteiro. Nós vamos ter aqui criadores de todos os estados da federação e uma expectativa de 1.200 animais dentro do parque”, diz André Nogueira.
O secretário da Sada, Fábio Abreu, destaca a importância econômica da Expoapi e cita as oportunidades que as exposições trarão aos pecuaristas piauienses. “Além dos animais para exposição, muitos participantes trazem animais melhorados geneticamente para venda, o que é uma oportunidade para o pecuarista piauiense melhorar o seu rebanho. Além disso, essa também é mais uma boa ocasião para que possamos demonstrar a qualidade dos nossos animais, além de ser um momento de aprendizado, troca de experiências”, afirma o secretário.
Confira a programação completa dos Leilões e Julgamentos
03/10
8h: Recepção de animais
04/10
8h: Julgamento da raça Girolando (Redondel)
14h: Julgamento da Raça Girolando (Redondel)
19h: Abertura do Shopping Nelore IN (Pavilhão)
05/10
8h: Julgamento da raça Girolando (Redondel)
8h30: Mensuração animais da raça Nelore
14h: Julgamento da Raça Girolando (Redondel)
14h: Mensuração animais da Raça Nelore
19h30: Leilão Estrelas do Leite (Tatersal)
19h30: Abertura do Shopping de EL Agropecuária e Nelore Liberdade (Pavilhão)
06/10
8h: Julgamento da Raça Nelore (Redondel)
8h: Julgamento da Raça Gir Leiteiro (Redondel)
14h: Julgamento da Raça Nelore (Redondel)
14h: Julgamento da Raça Gir Leiteiro (Redondel)
19h: 10º Leilão Piauí Horse
19h30: Leilão Fazendas Vitória, Diamantina e Silverado (Tatersal)
07/10
8h: Julgamento Gir Leiteiro (Redondel)
14h: 14h: Julgamento da Raça Nelore (Redondel)
19h: 12º Leilão Fazenda JM
08/10
8h: Julgamento Gir Leiteiro (Redondel)
14h: Julgamento da Raça Nelore (Redondel)
19h: Leilão Jóias da Raça Nelore (Tatersal)
09/10
8h: Julgamento da Raça Nelore (Redondel)
12h30: Leilão Jóias Produção (Tatersal Gado de Corte)
13h: Leilão APICCOV (Tatersal)
Da Redação