Nova York sempre se caracterizou pelos famosos táxis amarelos. Mas esse símbolo dos carros americanos deixou as ruas. Os dois últimos Ford Crown Victoria que ainda circulavam por lá receberão a esperada aposentadoria.
Desde 2019, a comissão de trânsito estabeleceu que os Crown Victoria com motor V8 e tração traseira não poderiam mais circular na cidade. Mas uma comissão de taxistas negociou para que a substituição fosse gradual. Assim, alguns modelos ainda duraram até o início deste ano. Ravinder Sharma comprou o seu “Crown Vic” ano 2011 em 2012 e rodou 880.000 km nos últimos onze anos. Haroon Abdullah comprou o seu carro 2013 e já rodou 780 mil quilômetros. Os dois são os últimos táxis desse modelo que ainda atendiam passageiros na Big Apple.
Antes dos Crown Victoria, a cidade de Nova York tinha como símbolo as antigas gerações do Ford, além do Caprice produzido pela Chevrolet. Antes ainda, como símbolo da cidade, os táxis eram do modelo “Checker Cab”, um veículo exclusivo que teve várias gerações, a mais famosa lançada em 1961.
Esses carros tinham motor V8 Chevrolet ou Dodge com tração traseira e plataforma modificada para oferecer maior espaço interno. A partir de 1970, com a falência da Checker, Nova York passou a usar os modelos sedã Chevrolet Caprice e, depois, Ford Crown Victoria. O último Checker a circular em Nova York prestou serviços até 1999.