29.8 C
Teresina
quinta-feira, outubro 3, 2024
Dengue
InícioDestaquesProcon monitora preços de produtos para coibir fraudes e golpes na Black...

Procon monitora preços de produtos para coibir fraudes e golpes na Black Friday

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Ministério Público do Piauí lança nesta quarta-feira (22), no site do MPPI, o painel para monitoramento dos preços de produtos durante a “Black Friday”, período de promoções em lojas e estabelecimentos comerciais, quando há “maquiagem de preços” para enganar os clientes mais desavisados.

 

“Esse painel busca trazer ao consumidor segurança na hora de comprar qualquer produto ou serviço, principalmente devido a essa compra que é feita na internet. A função do Procon é atuar buscando a prevenção de conflitos da questão de danos, e com isso, a gente fez pesquisa de preço no período de 7 a 9 de novembro, onde esses preços estão disponíveis nesse painel. O consumidor pode estar consultando os preços nesse período e verificar se, neste período de Black Friday, está havendo a maquiagem de preço”, explicou o secretário-executivo do Procon, Edivar Carvalho.

O objetivo do Procon é evitar propaganda enganosa, fraudes e golpes contra os consumidores usando a Black Friday. “Às vezes, os fornecedores maquiam aquele preço, inflam sobre determinado percentual, dizendo que houve um desconto, mas, se você for verificar, às vezes está o mesmo preço que era praticado anteriormente. Então, esse painel ajuda o consumidor a verificar se está vendo essa publicidade enganosa. A função desse painel é prevenir que o consumidor caia em golpes, fique lesado no seu direito”, acrescentou o secretário do Procon.

Edivar Carvalho também alerta para as compras pela internet. Procon orienta que o consumidor verifique a autenticidade, a segurança do site ou da plataforma e, em caso de prejuízos ou reclamações , acione os canais: https://www.mppi.mp.br/internet/procon/ ou consumidor.gov.br.

“Ao consumidor fica a dica de que, ao adquirir qualquer produto ou serviço, consulte o site em que você já tem segurança onde compra, porque havendo qualquer dano, você tem como reclamar, tem como acionar os canais do Procon. No próprio painel, há canais onde você pode fazer essa reclamação e assim assegurar o seu direito”, disse o secretário do Procon.

Da Redação

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI