A policial militar que se recusou a ajudar um jovem negro em São Paulo foi identificada.
O que aconteceu
A policial vai responder criminal e disciplinarmente por omissão, informou a SSP (Secretaria de Segurança Pública de SP).
Ela foi filmada se recusando a ajudar um jovem negro que estava sendo ameaçada por um homem armado do lado de fora da estação Carandiru, na zona norte de São Paulo.
A policial também chuta o rapaz para afastá-lo. Questionada por um repórter cinematográfico, ela diz que está de folga e que a orientação é ligar no 190.
“A conduta omissa é considerada grave uma vez que não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública, que deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço.” Trecho de nota da SSP
O ouvidor das Polícias de SP, Cláudio Aparecido da Silva, condenou a postura da policial no UOL News.
https://youtu.be/K4r5CEFrOuA
“Essa policial tinha a obrigação de agir, sendo que ela está submetida a um regulamento que determina que ela é policial 24 horas por dia, independente de horários de folga ou qualquer coisa.” Cláudio Aparecido da Silva
Leia a nota da SSP na íntegra:
“A SSP informa que a policial militar que aparece nas imagens já foi identificada e irá responder criminal e disciplinarmente pela conduta omissa registrada pelas imagens, considerada grave uma vez que não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública, que deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço. A SSP esclarece ainda que todos os policiais militares passam por treinamentos, independentemente da área em que atuam.”