O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (3) alerta de chuvas intensas, de 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h, em 196 municípios piauienses.
De acordo com o Inmet, a chuva varia entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O climatologista Werton Costa afirmou que as chuvas estão ocorrendo devido a uma frente fria que está passando de forma temporária pelo estado, e que por isso choveu o previsto para dois meses em alguns municípios.
“Nós temos condições atmosféricas regidas por sistema frontal. A gente entende por sistema frontal um sistema episódico. É uma frente fria. Então, quando ela passa, ela faz o transporte de umidade do Atlântico Sul para o interior do Nordeste. Essa umidade em contato com o nosso calor é que forma as nuvens de temporal. Muito bem-vindas, por sinal. Muita chuva. Chuva boa no sertão que estava precisando. É a chuva do mês. Aliás, é a chuva de dois meses, pois ultrapassou todas as metas de novembro. Já alcançando o próximo da meta de dezembro, pela quantidade de chuva que caiu em alguns municípios, principalmente Canto do Buriti”, destacou.
Cuidados:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Da Redação