28.8 C
Teresina
quinta-feira, novembro 14, 2024
Dengue
InícioDestaquesVoo com brasileiros repatriados decola da Jordânia com previsão de pouso em...

Voo com brasileiros repatriados decola da Jordânia com previsão de pouso em Brasília na quinta

Aeronave presidencial é usada na missão; estão programadas três escalas antes da chegada à Base Aérea de Brasília

O voo com brasileiros repatriados decolou na manhã desta quarta-feira (1º) da Jordânia, com destino ao Brasil. São 32 passageiros a bordo, sendo 30 brasileiros, uma jordaniana e um palestino, ambos casados com brasileiros. Antes da decolagem, o grupo precisou fazer uma viagem por terra da Cisjordânia até o Aeroporto Internacional Marka, em Amã, na Jordânia. A previsão de chegada da aeronave à Base Aérea de Brasília é na quinta-feira (2), às 5h30. Antes, haverá paradas técnicas na Itália, na Espanha e no Recife.

 

A aeronave presidencial é responsável pela missão de resgate. Segundo o governo federal, são 11 homens, 10 mulheres e 11 crianças no grupo. Há seis idosos, dois deles cadeirantes.

As cidades de destino dos 33 brasileiros que estavam com a repatriação prevista seria: Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois), Brasília (dois) e Porto Alegre (um). No entanto, houve desistência de uma das pessoas que seriam repatriada para o Brasil, e por esse motivo apenas 32 embarcaram na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Um grupo de 33 brasileiros foi resgatado na manhã desta quarta-feira (01), na Cisjordânia. Parte do trajeto teve que ser feito via terrestre Divulgação/ Governo Federal

Antes de chegarem ao aeroporto, os repatriados foram transportados em vans e ônibus de 11 cidades da Cisjordânia até Jericó. “Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, os trajetos e as listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, explicou o embaixador Alessandro Candeas. A medida foi tomada para evitar bombardeios.

Balanço

Com mais essa repatriação, a Operação Voltando em Paz terá resgatado 1.446 passageiros, em oito voos de Israel e um da Jordânia. Todos foram comandados pela Força Aérea Brasileira. No total, são 1.443 brasileiros, três bolivianas e 53 animais de estimação.

O primeiro avião da FAB trazendo 211 brasileiros de Israel aterrissou às 4h da manhã, na Base Aérea de Brasília. A operação de resgate, denominada Voltando em Paz, começou no domingo (8) com a saída da aeronave do Brasil com destino à Itália e, de lá, para Tel Aviv (capital israelense), de onde os brasileiros embarcaram. Joédson Alves / Agência Brasil – 11/10/2023

Gaza

A região da Faixa de Gaza não tem fronteira com a Cisjordânia e, por isso, um grupo de 34 brasileiros ainda aguarda autorização para cruzar a fronteira com o Egito. A previsão é de que o voo com esses resgatados parta do Cairo.

Nesta quarta, a fronteira foi aberta pela primeira vez, e um grupo de cerca de 450 estrangeiros deixou o território. Nele, estavam cidadãos da Austrália, da Bulgária e do Japão e profissionais da Cruz Vermelha.

25º dia — O intenso bombardeio aéreo ao campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, nesta terça-feira (31), matou o comandante do Batalhão Central do Hamas naquela região, informaram as FDI (Forças de Defesa de Israel) Anas al-Shareef/Reuters – 31.10.2023

Segundo apuração da Record TV, o Itamaray está em contato com autoridades do Egito e de Israel para garantir a repatriação dos brasileiros que estão na região. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já conversou com o chanceler egípcio quatro vezes, uma delas de maneira presencial.

Ajuda humanitária

Além disso, o Brasil mandou kits de medicamentos, alimentos e purificadores de água.
Na segunda (30), 1,5 tonelada de alimentos foi enviada para Gaza. No carregamento estavam sacos de arroz, açúcar, derivados de milho e leite. Os tripulantes aguardam instruções para levar a carga até a fronteira de Gaza.

Os 40 purificadores de água disponibilizados podem tratar mais de 220 mil litros por dia. A tecnologia e a fabricação são brasileiras.

Já os dois kits médicos são compostos de anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, luvas e seringas. Cada conjunto pode atender até 3.000 pessoas ao longo de um mês.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI