Dona Maria das Dores, mãe de Jeff Machado, chegou pouco antes das 13h ao Tribunal de Justiça do Rio, no centro da cidade, para a primeira audiência de instrução e julgamento sobre a morte do ator. Ela usou uma camisa e bolsa em homenagem ao filho. A audiência começou por volta das 13h30.
Serão ouvidas as testemunhas de acusação e de defesa dos dois réus, o produtor de TV Bruno Rodrigues e o garoto de programa Jeander Vinicius da Silva, acusados de matar e ocultar o corpo do ator.
Em conversa com a imprensa, ela disse que fez questão de sair de Santa Catarina e ir ao Rio de Janeiro para estar pessoalmente na audiência. “Uma situação que chocou não somente o Rio, mas Santa Catarina, o Brasil e o mundo inteiro. Eu, como mãe, vim respirando fundo porque eu tenho que estar bem e muito forte para contar para vocês.”
Ela esteve acompanhada pelo advogado Jairo Magalhães pelo filho Diego Machado, irmão de Jeff.
“Com o auxílio e ajuda do Dr. Jairo e sua equipe, conseguimos encontrar o meu filho, Jefferson Machado Costa, da pior maneira possível para uma mãe. Mas estou aqui, presente, porque quero contar para vocês a situação de como o Bruno matou o meu filho e ainda continuou se passando pelo Jefferson, falando comigo? Extremamente maquiavélico, sem condição humana, mentiu para mim, para uma senhora, uma mãe. Isso eu preciso falar nessa audiência, para que a juíza fique sabendo quem é essa pessoa de tanta maldade.”
Emocionada, ela ainda afirmou acreditar na Justiça e confirmou que pediu para não estar no mesmo ambiente em que os acusados: “Eu sou uma pessoa de muita fé e força, mas acho que seria muito eu estar no mesmo ambiente desses dois assassinos. Crueldade”.
Não vou dizer que eu quero que morra, isso está na mão de Deus. Isso a justiça vai fazer. Não sou eu que vou dizer: ‘mata, morre’. Que dure mil anos para sofrer a dor que estou sofrendo na perda do meu filho. Que viva muitos anos na pena máxima. É isso o que eu desejo.
Dona Maria das Dores, mãe de Jeff Machado
“O meu coração sangra de dor e de saudade do meu filho Jefferson”, completou.
Relembre o caso:
Jefferson Machado desapareceu no dia 27 de janeiro deste ano. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) o declarou desaparecido no dia 9 de fevereiro.
Em maio, o corpo do ator foi encontrado dentro de um baú concretado no chão de um imóvel em Campo Grande, na zona oeste do Rio. A identificação do artista ocorreu por meio de análise das digitais.
Jeander foi preso no dia 2 de junho, no bairro de Santíssimo, Zona Norte do Rio. Já Bruno foi detido durante ação policial no Morro do Vidigal, na zona sul da capital, no dia 15 do mesmo mês. Ele é acusado de ser quem premeditou o crime.
Os dois homens responderão pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver, estelionato e crimes patrimoniais.
Quem era Jeff Machado?
Natural de Araranguá, em Santa Catarina, Jeff era ator. Formado em Jornalismo e Cinema, ele trabalhou como colunista social em revistas de Rio do Sul, Vale do Itajaí e Florianópolis.
Após dez anos vivendo entre Rio de Janeiro e São Paulo, em 2008, ele voltou para Florianópolis, onde trabalhou como assessor de imprensa, produtor, diretor de arte, cenógrafo, vitrinista e stylist em campanhas, eventos, desfiles, videoclipes e programas de TV.
Em 2022, o ator realizou uma participação na novela “Reis” (Record), na qual interpretou um soldado filisteu.
Também ficou conhecido pelo seu amor aos animais, pois tinha oito cachorros. A família soube do desaparecimento após encontrar os cães em situação de abandono, dois deles morreram e um não foi encontrado.