29.8 C
Teresina
quinta-feira, novembro 7, 2024
Dengue
InícioCulturaHá uma guerra. Há um massacre!

Há uma guerra. Há um massacre!

Não conseguiríamos aprofundar a questão em apenas um texto. Então vamos por partes.

O CENÁRIO
O conceito de guerra é “conflito armado abertamente declarado entre duas partes cada uma delas possuidora de um exército de homens fortemente treinados e armados para desempenharem a missão de exterminar o inimigo”.

Essa definição está longe de se aplicar ao conflito entre israelenses e palestinos. Enquanto Israel é um país com um dos exércitos mais treinados e bem equipados do mundo, a Palestina não possui exército, seus habitantes na Faixa de Gaza, por exemplo, não possuem autonomina de locomoção, são revistados e monitorados o tempo todo e estão sob sanção do governo de Israel há décadas. Nos últimos 70 anos pelo menos um palestino foi assassinado por dia pelas forças de ocupação israelenses.

O CAPATAZ
Por seu turno o governo israelense recebe 3,7 bilhões de dólares anuais dos Estados Unidos e por estes dias deverá receber 17 bilhões. Além do que o Tio Sam (polícia do mundo) fornece armamento atualizado e bandas de satélites possantes vinte e quatro horas por dia ao governo de Israel. Afinal o governo de Israel se comporta como um fiel capataz.

PONTOS IMPORTANTES
Aqui condenamos todos os exageros de parte a parte. Toda morte de civis é uma perda irreparável. Mas é também aqui que alguns pontos precisam ser esclarecidos:

Não se trata de um conflito religioso, mas geopolítico. Israel se apropriou de um terço das terras de Gaza nos últimos anos já tendo um território imenso;

Quem primeiro estava por aquelas bandas eram os palestinos. Foi a Partilha da Palestina feita pelo Império Britânico após o fim da Primeira Guerra Mundial que gerou aquilo que viria ser o estado de Israel. Famílias judias milionárias (como os Rothschild) compraram a preço de banana aquelas terras e se apropriaram de outras, as mais produtivas;

A Resolução 181 da ONU, de maio de 1947, criou os dois estados, um judeu e outro árabe, sendo que este último foi largado à própria sorte, pois tive suas terras tomadas.

Israel desrespeitou o Acordo de Oslo, 1993, cercando o território palestino e administrando tudo: água, luz, telefonia, saída e entrada de pessoas na Palestina pelo mar, pelo ar e por terra;

Por diversas vezes Israel prendeu e matou palestinos sem maiores explicação e mantém milhares deles presos sem julgamento nem direito de defesa, inclusive adolescentes.

A REAÇÃO
Diante disso tudo, evidentemente que o povo palestino tem reagido. A forma de reação passou a ser conhecida como ‘intifada’. De um lado os israelenses com morteiros, tanques, aviões, bombas e os palestinos com baladeiras, estilingues.

Como a Autoridade Nacional Palestina, criada em 1994 mostrou-se incapaz de agir no sentido de mudar as coisas, o Hamas, criado em 1987, assumiu nos últimos anos o poder ao conquistar cadeiras no parlamento palestino. O grupo possui um braço político e um braço armado.

COMO NOS CHEGAM AS NOTÍCIAS
As TVs brasileiras estampam em seus noticiários tendenciosos “Guerra Israel contra Hamas”. Ora, já disse no início desse texto que toda violência contra civis é moralmente inaceitável. Mas isso vale também para o governo de Israel que tem cometido abertamente atos terroristas contra um povo indefeso. O Hamas é fruto da política israelense para com os palestinos.

BIBI CAINDO PELAS TABELAS
Por outro lado pesam contra o primeiro-ministro israelense Benjamim Netanyahu sérias acusações de que teria fechado os olhos às primeiras movimentações da fronteira entre Gaza de Israel dias atrás, pois vinha governando com dificuldades e poderia/poderá perder as eleições e nada melhor do que um conflito para unir o povo israelense em torno dele. Bibi, como é apelidado, é acusado de uma série de escândalos por corrupção. Pelos menos um terço dos cidadãos israelenses o querem fora do governo e preso.

PS: A Faixa de Gaza possui apenas 365 km2 e uma densidade populacional de 6.507 habitantes por quilômetro quadrado. A título de comparação, a densidade populacional do Brasil é de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado.

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor de alguns livros, dentre os quais “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. Escreve às quintas-feiras para esta coluna.

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI