O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (12) que conversou com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e fez um pedido pela criação de um corredor humanitário ligando a Faixa de Gaza ao Egito para o resgate de pessoas que queiram deixar a região. Mais cedo, dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram rumo à Itália, onde devem aguardar autorização para entrar no espaço aéreo egípcio e resgatar brasileiros na zona de guerra.
“Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”, afirmou Lula em uma rede social.
Até o momento, 22 brasileiros pediram a repatriação, segundo a representação diplomática brasileira na Palestina. Parte do grupo está abrigada em uma escola da região enquanto aguarda para voltar para o Brasil.
Ao todo, 494 brasileiros já foram deslocados desde o início da operação, levando em conta os dois voos que já aterrissaram no Brasil e o que está em deslocamento.
Da Redação