Em discurso no plenário da Câmara Municipal de Teresina nesta terça-feira (10), o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) se declarou contrário à proposta da Prefeitura de autorizar o comércio ambulante nas vias públicas da cidade. A medida foi encaminhada através de mensagem do prefeito Dr. Pessoa e será tema de uma Audiência Pública na próxima segunda (16).
Para o vereador, o tema gera instabilidade na economia local, podendo afetar comerciantes e lojistas já estabelecidos na cidade, em especial do Centro da cidade.
“Esse projeto tem causado muita preocupação, principalmente desses comércios do Centro de Teresina, que já vivem dificuldades dado o abandono que a região vem tendo nos últimos tempos”, destacou o parlamentar.
Aluísio também apontou para a possibilidade de os ambulantes ocuparem as calçadas e ruas da cidade, afetando a locomoção e a acessibilidade de quem trafega por esses locais, além de destacar outras formas para a organização desses trabalhadores, com menor impacto para a capital.
“Não estou vendo aqui no projeto a questão da acessibilidade. O passeio público, a calçada, é um local de acessibilidade, de pessoas caminharem, não é um lugar de pessoas se estabelecerem”, pontuou o vereador.
“Que a Prefeitura discipline de outra forma, como a gente vê em outras capitais. Fazer feiras itinerantes, bloquear algumas ruas de Teresina com dias certos, horários certos, para que dê oportunidade de esses comerciantes poderem ganhar seu ganha-pão. Mas não pode deixar a critério de qualquer um, em qualquer lugar, chegar e se estabelecer”, defendeu Aluísio.
Audiência Pública
Para discutir a proposta da Prefeitura de Teresina foi convocada para a próxima segunda-feira (16) uma Audiência Pública, a partir das 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Teresina. A audiência foi proposta pela Comissão de Legislação e Justiça para que possa haver uma discussão maior sobre o tema junto às entidades e categorias afetadas pela medida, bem como pela população em geral.
Da Redação
Com informações da Ascom